Mundo

Vítimas mortais das chuvas na cidade brasileira de Petrópolis sobem para 176

Foto DR
Foto DR

As fortes chuvas que devastaram parte da cidade brasileira de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, já causaram 176 mortos e cerca de 200 feridos, segundo informações confirmadas hoje pelo Corpo de Bombeiros.

Fortes chuvas deixaram um rasto de destruição desde a última terça-feira ao passar pela antiga cidade imperial brasileira, localizada a cerca de 70 quilómetros do Rio de Janeiro, onde mais de uma centena de pessoas ainda estão desaparecidas.

Esta já é a pior tragédia climática de Petrópolis, superando episódios semelhantes ocorridos em 1988 e 2011, quando dezenas de pessoas também perderam a vida.

Mais de 500 bombeiros atuam na zona para tentar localizar mais vítimas, embora os trabalhos tenham sido interrompidos esta manhã devido às chuvas e ventos fortes que ainda atingiram a região e só foram retomados às 07:00 locais (12:00 em Lisboa).

Entre os 176 mortos estão pelo menos 29 jovens e crianças.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, informou que até à noite de domingo 114 pessoas tinham sido enterradas no cemitério do município.

Até agora, as equipas de socorro conseguiram resgatar 24 pessoas vivas da lama e dos escombros, que foram transferidas para hospitais da região.

Cerca de 850 pessoas foram retiradas das suas casas e recebem assistência social nos pontos de apoio instalados em escolas e igrejas da cidade.

Da mesma forma, a Marinha do Brasil finalizou no domingo a montagem de um hospital de campanha, que oferecerá 12 camas de enfermagem e cinco postos de atendimento de baixa complexidade aos moradores de Petrópolis.

A previsão é de mais pancadas de chuva ao longo desta segunda-feira, o que pode afetar as operações de resgate devido à instabilidade do terreno, face ao risco de novos deslizamentos.

A Defesa Civil continuou a enviar mensagens de texto aos moradores de Petrópolis no dia anterior e acionou as sirenes de alerta perante a possibilidade de novas chuvas.

Na noite da última terça-feira, Petrópolis foi devastada pelas piores chuvas em quase um século, que causaram dezenas de deslizamentos de terra, inundações em vários pontos da cidade e fortes enchentes que destruíram tudo em seu caminho.

Na quinta-feira voltou a chover com intensidade e houve novas enchentes, agravando a situação da cidade, que aos poucos tenta voltar à normalidade enquanto continuam a decorrer operações de resgate das vítimas.