Madeira

Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria assinalou Dia Mundial da Diabetes

None
Foto DR

A Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria promoveu, esta segunda-feira, algumas actividades para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

A formadora Lídia Alves abordou a questão da diabetes na perspectiva das crianças, aludindo a erros alimentares frequentes nos primeiros anos de vida que contribuem para a obesidade infantil.

A formadora Débora Calafatinho desenvolveu, na aula de animação sociocultural, pequenos exercícios e coreografias com os utentes, "para enfatizar a importância do movimento, já que ser fisicamente activo é uma das melhores formas de controlar a doença".

No final das atividades, os 'alunos' tiveram a oportunidade de medir a glicémia, numa iniciativa que contou com o apoio da farmácia Luso Britânica e também da socorrista Fátima Sousa, que é também formadora da Universidade Sénior.

O presidente do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, esteve presente nesta iniciativa, que se realizou numa das salas da Escola da APEL, parceiro deste projeto da Junta de Freguesia.

A Junta lembra que "um em cada dois adultos com diabetes não está diagnosticado com a doença, na qual são investidos mais de 700 milhões de euros em Portugal, aplicados sobretudo na terapêutica em ambulatório e nos internamentos".