Madeira

Secretaria Regional de Saúde ilumina-se de azul para assinalar Dia Mundial da Diabetes

Na Madeira estima-se que cerca de 32 mil pessoas tenham diabetes

None

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, associa-se ao Dia Mundial da Diabetes assinalado hoje, 14 de Novembro, iluminando a fachada do edifício da Secretaria Regional, entre as 19 e as 24 horas, com cor azul.

O objectivo é "sensibilizar para uma doença que 'não doí e como não doí, muitas vezes não é valorizada', conforme refere o director de serviço de Endocrinologia do SESARAM, Silvestre Abreu, citado em nota de imprensa.

Estima-se que no mundo existam cerca de 400 milhões de pessoas com diabetes e 1,6 milhões de mortes, por ano, associadas a esta doença. A incidência da diabetes está a crescer e atinge cerca de 13,6% da população adulta portuguesa.

Na Região Autónoma da Madeira, serão cerca de 32 mil pessoas com diabetes, num escalão etário entre os 20 e os 79 anos, isto é, esta doença atinge cerca de 12,8% da população.

O Dia Mundial da Diabetes é assinalado anualmente no sentido de sensibilizar para os problemas relacionados com esta doença com uma prevalência elevada e uma incidência cada vez maior. É comemorado desde 1991, a 14 de Novembro, data em que se assinala o aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best.

'Acesso aos Cuidados da Diabetes' é o tema adotado para as campanhas realizadas no período 2021-2023.