Mundial'2022 Desporto

Antigos internacionais com boas perspectivas para Portugal

None

Os antigos futebolistas internacionais portugueses Beto, Rui Barros e Abel Xavier disseram hoje ter boas perspetivas para a participação de Portugal no Mundial2022, que começa no domingo no Qatar.

À margem de um evento de uma empresa de apostas desportivas, Abel Xavier, antigo defesa, que contabilizou vinte internacionalizações por Portugal, elogiou a "responsabilidade" com que a geração atual aborda o "peso" de representar as cores nacionais, ideia partilhada também por Beto e Rui Barros, com este último a mostrar-se crente na capacidade da equipa para se sagrar campeã do mundo.

"Para quem tem estes jogadores, como nós temos, tudo é possível. O ambiente vai ser diferente, sendo na altura em que é não será tão quente, mas vai ser diferente do que eles estão habituados. Ainda assim, penso que eles têm a capacidade para chegarem lá e ganhar", vaticina o antigo avançado, internacional por 36 ocasiões, com quatro golos marcados.

Também convencido de que Portugal poderá dar boa resposta no Mundial2022, Abel Xavier destacou a evolução entre a campanha em que representou Portugal num campeonato do mundo, há precisamente vinte anos, em 2002, no Japão e na Coreia do Sul, e o momento atual da equipa.

"Às vezes é muito difícil para quem está de fora perceber as razões, mas lá dentro conseguem perceber-se as razões que por vezes afetam o próprio jogo. Acho que Portugal soube aprender sobre os erros e desde então estamos presentes em todas as competições", recordou.

Por seu turno, Beto, que também esteve no Mundial2002, salientou a importância do trabalho em regime de concentração e com tempo para preparar cada um dos encontros que a equipa nacional irá dispor no Qatar.

"Há sempre obstáculos na parte logística para um selecionador, é complicadíssimo. Agora, acredito que numa competição como esta, em que há mais tempo de preparação e uma concentração muito maior do que num jogo esporádico, de mês a mês, o nível vai ser muito superior," anteviu, por fim, o antigo defesa central.

No Mundial2022, que se disputa de domingo a 18 de dezembro, Portugal está integrado no Grupo H, juntamente com Gana, Coreia do Sul e Uruguai.