Madeira

Actividade económica da Madeira reforça trajectória de crescimento

None

O Indicador Regional de Actividade Económica (IRAE) revela que, no mês de Agosto de 2022, a actividade económica regional reforçou a trajectória de crescimento, acelerando ligeiramente face ao mês anterior.

A mesma fonte adianta que a recuperação do sector do turismo deu um importante contributo para aquele desempenho, já que as dormidas (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas) subiram 64,2% nesse mês.

Acrescenta também que a emissão de energia  eléctrica – um indicador  associado à  evolução da actividade  económica – ainda que em crescimento (+4,0%), desacelerou em relação ao mês anterior (+7,0%). No mesmo sentido, está o consumo de gasóleo, que, em Agosto de 2022, decresceu 1,4% (+0,9% em Julho), invertendo tendência crescente iniciada em Abril de 2021.

Analisando o rácio das sociedades constituídas e dissolvidas, refere que se verifica que, em Agosto de 2022, por cada sociedade dissolvida na Região foram criadas 1,5 novas sociedades (2,1 no mês anterior), valor muito próximo dos níveis dos primeiros três meses do mesmo ano". 

Adianta ainda que os dados provenientes dos organismos que tutelam a área do Emprego no País e na Região mostram, nesse mês, um crescimento das ofertas de emprego (+12,8%) e uma diminuição, tanto nos pedidos de emprego (-9,4%) como nos desempregados inscritos ao longo do mês (-8,4%).

Além disso, refere que, nessa altura, a taxa de inflação homóloga, 8,2%, desacelerou face ao mês anterior, sendo agora mais pronunciada nos serviços (+8,5%) que nos bens (+7,8%). A inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos) fixou-se em 7,7%.

Acrescenta que embora o comércio com o estrangeiro seja apenas uma pequena fatia do comércio global que a Região efectua (a maior parte do qual com o continente), é de assinalar que, quer a exportação (+34,6%) quer a importação de bens (+32,7%) apresentaram a mesma tendência que o movimento de mercadorias nos portos (+12,6%), indicador mais abrangente no que respeita à dinâmica do comércio com o exterior. Nos restantes indicadores, e nessa altura, observa-se que o crescimento no movimento de passageiros nos aeroportos (+72,7%) está em linha com os levantamentos e compras, com cartões internacionais, através de terminais de pagamento automático (+62,7%, +103,1% no mês anterior).

No que toca ao investimento, à excepção das vendas de veículos de mercadorias (-52,9%), todos os indicadores do domínio do investimento estão, messe mês, em crescimento: o licenciamento de  edifícios (+29,9%; +50,5% em Julho), a avaliação  bancária de habitação  (+12,5%; +12,0% no mês anterior), as vendas de cimento (+0,4%; 5,0% em Julho) e os empréstimos para habitação (+3,6%; o mesmo valor no mês precedente). Importa, contudo, referir que, seja no licenciamento de obras, seja nas vendas de cimento, observou-se, neste mês de Agosto, um abrandamento dos respectivos crescimentos homólogos, se comparados com os valores alcançados no mês anterior.