Madeira

“As tecnológicas estão em crescimento acelerado na região”

None

O Grupo Parlamentar do CDS esteve, no concelho da Ponta do Sol, esta manhã, para relevar a importância que as tecnológicas têm na economia regional.

Na nota enviada pelo partido, Lopes da Fonseca defende que as tecnológicas no futuro poderão "ultrapassar o peso que o sector do turismo tem" na região.

As tecnológicas estão em crescimento acelerado na região.” Lopes da Fonseca, líder parlamentar do CDS.

O líder parlamentar defende ainda que a estratégia do Governo Regional, neste sentido, tem sido a mais correcta: "Aqui, na Ponta do Sol, foi onde se fez a génese de todo este processo dinâmico. E estamos muito agradados, pelo facto de, até o senhor primeiro-ministro ter relevado a importância que a própria Ponta do Sol teve em termos da génese de atração aos nómadas digitais.”

A nota refere que a"Startup Madeira anunciou números muito animadores recentemente. Existem 14.400 nómadas digitais inscritos na Startup Madeira e já passaram pela Região Autónoma cerca de 7.600 nómadas digitais. E estes números demonstram que o crescimento é, de facto, uma realidade".

O líder parlamentar centrista manifestou, também, o seu agrado pelo facto da região ter a capacidade para atrair este tipo de trabalhadores qualificados, "com poder de compra elevado e que só dinamizam a economia local".

Outra boa notícia referente a este tema é que o site Enjoy Travel referiu recentemente que a Madeira é o terceiro destino mundial em termos de nómadas digitais, portanto nós estamos na vanguarda e começamos todo este processo recentemente. Isto significa que, se em 2/3 anos já tivemos toda esta dinâmica em termos de atração dos nómadas digitais e trabalhadores remotos e, se o peso para a economia já é de 7/8%, provavelmente, nos próximos anos, o peso das tecnológicas para a economia poderá vir a ser muito superior ao turismo e a atração irá trazer mais poder de compra, irá potenciar a criação de mais emprego e irá fazer com que muitos madeirenses regressem à região com a possibilidade de trabalharem remotamente". Lopes da Fonseca.

Assim, o partido considera que o GR por um lado, criou atractivos para que os nómadas e os trabalhadores remotos tivessem vindo para a região, em particular para a Ponta do Sol, mas, também, criou um visto específico para os atrair,  que lhes permite estar pelo menos um ano sem terem a necessidade de passarem por outras formalidades. "E foi toda esta proactividade do Governo Regional que fez com que a Madeira, hoje em dia, esteja localizada como o terceiro destino mundial em termos dos trabalhadores remotos e nómadas digitais", conclui o comunicado.