Comunidades Madeira

Comunidade na África do Sul é "envelhecida, com carências económicas e alguma solidão"

None
Foto VH

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visitou, esta manhã, o Centro Português de Cultura e Beneficência, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Paulo Cafôfo que, na ocasião, enalteceu o trabalho desenvolvido pela dita instituição, para mitigar os problemas sociais que afectam a comunidade portuguesa.

"A acção social feita por uma entidade portuguesa, apoiada pelo Governo, e que faz toda a diferença na vida de pessoas que em determinado momento atravessam dificuldades", apontou o secretário de Estado em declarações ao DIÁRIO.

"Este apoio é muito importante" e "Portugal não se pode esquecer destas pessoas", sublinhou Cafôfo, referindo que a comunidade portuguesa na Cidade do Cabo é "uma comunidade envelhecida, com carências económicas e alguma solidão".

Destacou igualmente, o papel do Centro Português de Cultura e Beneficência na divulgação da cultura portuguesa.

"Este centro que é apoiado pelo Estado, através Direcção-Geral dos Assuntos Consulares, tem um papel importantíssimo na divulgação cultural[portuguesa]", declarou o secretário de Estado, mencionando como exemplo a benção da frota, um evento dinamizado pelo centro, que conta com uma procissão de mar semelhante à das celebrações de Nossa Senhora da Piedade, no Caniçal.

Presentemente o Centro Português de Cultura e Beneficência funciona como centro de dia para os idosos portugueses, além de apoiar mensalmente cerca de 20  famílias carenciadas, quer através da "atribuição de cabazes, residências assistidas ou conseguindo emprego para estas pessoas", detalhou Paulo Cafôfo.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas iniciou, ontem, a sua primeira visita oficial ao país para contactar a comunidade portuguesa, que decorrerá até sábado. Além Cidade do Cabo, esta visita de cinco dias inclui deslocações à cidade portuária de Durban, Joanesburgo e Benoni, leste da capital económica sul-africana e terminará em Pretória.