Madeira

Vacinação em força hoje e amanhã no Porto Santo

None

A equipa de vacinação do SESARAM está novamente no Porto Santo para administrar as vacinas contra Covid-19 e Gripe.

Quem também veio para estar junto da equipa do SESARAM, foi o secretário regional de Saúde, Pedro Ramos. “Vamos começar esta nova fase no Porto Santo, com duas vacinas associadas, a mais recente da covid-19, chamada 'Adaptada', que engloba a resposta para duas variantes, a da inicial da covid e a variante mais prevalente da Ómicron e também a vacinação da gripe”, afirmou.

As vacinas da Gripe e Covid podem ser administradas conjuntamente

Pedro Ramos salientou ao DIÁRIO que as vacinas podem ser administradas em conjunto e que são seguras. "Eu estou aqui, conjuntamente com equipa da vacinação, para de facto sensibilizar a população para a importância da vacina neste Inverno”, sublinhou.

Neste período de inverno estamos com as nossas defesas diminuídas para o vírus da gripe, pois não tivemos casos gripe durante os últimos dois anos, tivemos sempre de máscara e, portanto, a nossa mensagem e conselho é que toda a população do Porto Santo, e aquela que está indicada para a vacinação da gripe e para a continuidade da vacinação da covid, que se dirija aqui ao Centro Cultural e de Congressos esta sexta-feira e sábado, pois temos os nossos profissionais com as vacinas e prontas para serem administradas Pedro Ramos, secretário regional de Saúde

Em relação à vacinação contra a gripe o secretário regional disse ao DIÁRIO que este ano pretende "bater o recorde" de 70% de adesão registado, no ano transacto, em pessoas com mais de 60 anos. 

Nova unidade de saúde e a EMIR a tempo inteiro vão ser determinantes para o Porto Santo

Outro assunto muito importante na área da saúde é a nova unidade de saúde e a equipa da EMIR destacada na ilha dourada, que Pedro Ramos considera proporcionar mais segurança à população porto-santense. "Aproximamos de um ano muito importante para ilha do Porto Santo, vamos ter a EMIR o ano inteiro, logo vai haver mais segurança para população, que vai estar com uma grande articulação e colaboração com o centro de saúde da ilha”, disse, acrescentando que os próximos tempos vão ser de grande "valorização, capacitação e otimização na área da saúde" na ilha.

“Vamos ter igualmente o lançamento do novo concurso para a nova unidade de saúde local. Conforme indicações do secretário regional Pedro Fino, até ao final deste ano será aberto e, portanto, tudo se conjuga para que os próximos dois anos sejam de grande actividade e de grande valorização, capacitação e otimização na área da saúde”. Pedro Ramos, secretário regional de Saúde