Madeira

Tome nota da agenda desta sexta-feira

Descubra os acontecimentos que marcam a actualidade regional desta sexta-Feira, 28 de Outubro, Dia Mundial do Judo, Dia Internacional da Animação e Dia Mundial da Terceira Idade;

None

Confira os eventos que marcam o tricentésimo primeiro dia do ano. Faltam 64 dias para o termo de 2022.

EVENTOS REGIONAIS

9h00 - ‘Village Legend’,  onde vão passar as viaturas paras verificações técnicas e administrativas, na Praça CR7;

10h15 - O Juntos Pelo Povo realiza uma acção Política com Luís Martins, em frente à Câmara Municipal de Machico, onde o deputado municipal terá reunião com a vereação, agendada para as 09h30, por ocasião da auscultação à preparação do orçamento municipal;

10h30 - O PS-Madeira visita as Cáritas Diocesana do Funchal, com a presença de Sérgio Gonçalves;

10h45 - O PSD-Madeira realiza reunião com o Conselho Directivo do IASAÚDE;

11h00 - O CDS-PP Madeira promove uma conferência de imprensa onde abordará assuntos de interesse para a população da Madeira e do Porto Santo, com António Lopes da Fonseca e Ana Cristina Monteiro, na Baía de Câmara de Lobos;

11h00 - A CDU realiza uma iniciativa política, no Paço Episcopal, com o Bispo da Diocese do Funchal, D. Nuno Brás,  com o objectivo de abordar o problema do empobrecimento e a urgência da iniciativa propositiva na Região

11h15 - José Manuel Rodrigues, estará presente, na sessão de abertura das '5as Jornadas de Patologia Respiratória e Imunoalergologia para Medicina Familiar', com a presença de Pedro Calado, no Hotel Vidamar Madeira;

14h30 às 16h00 - No âmbito da Semana Municipal para a Igualdade da CMF vai decorrer a conferência 'Ser feliz, aceitando a igualdade', com o Ricardo Alves, no ginásio de S. António, no Salão da Junta de Freguesia;

15h00 - Briefing com os pilotos do Rally Madeira Legend, no Auditório Jardim Municipal;

17h00 - Sessão 'O Feiticeiro da Calheta', no Mudas - Museu de Arte Contemporânea;

18h00 - Abertura da exposição de Banda Desenhada, com a apresentação do 2.º número da revista trimestral 'Outermost Comics Edition', na Biblioteca Municipal do Funchal;

18h30 às 19h30 - Acção de Sensibilização tema 'Falando de Cuidados Paliativos',  no auditório do Centro de Saúde de São Vicente;

18h30 - Cerimónia da partida do Rally Madeira Legend, na Avenida Arriaga, junto à sede do CS Madeira;

19h00 - Concerto Música nos Museus, com a actuação de Grupo Live Brisk, no Museu a Cidade do Açúcar;

19h00 - Cerimónia de tomada de posse do novo presidente da direção da Associação de Atletismo da Madeira e de entrega de galardões e prémios do Trail da época desportiva 2021/2022, com a presença de Pedro Calado e José Manuel Rodrigues,  no Designe Centre Nini Andrade Silva;

20h15 - Jogo do Paços de Ferreira vs Marítimo, a contar para I Liga, no Estádio Capital do Móvel;

21h00 - Estreia peça de teatro 'Como perder um país', da Companhia Momento – Artistas Independentes, Teatro Municipal Baltazar Dias;

21h00 - Actuação da Orquestra de Bandolins da Madeira, inserido na Temporada Artística 2022/2023, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira;

21h30 - Moda Madeira, no Madeira Tecnopolo;

EFEMÉRIDES

1467 - Nasce o pensador humanista Erasmo de Roterdão, autor de "Elogio da Loucura", amigo e mentor do português Damião de Góis.

1492 - O navegador Cristóvão Colombo descobre Cuba.

1841 - Nasce José Fontana, precursor do Socialismo em Portugal, fundador da Aliança Socialista

.1856 - É inaugurado o primeiro troço de caminho de ferro entre Lisboa e o Carregado.

1860 - Nasce Jigoro Kano, fundador do judo, em Mikage, perto da cidade de Kobe, no Japão.

1879 - Nasce o escritor britânico E.M.Foster, autor de "Um Quarto com Vista", "Mulheres de Boston" e "A Volta do Parafuso".

1886 - É inaugurada a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque.

1892 - Primeira exibição pública de um espetáculo de teatro ótico, com projeção de imagens animadas, de Charles-Emile Reynaud, três anos antes de os irmãos Lumière exibirem o seu primeiro filme.

1903 - Nasce o escritor inglês Evelyn Waugh, autor de "Magia Negra" e "Reviver o Passado em Briedeshead".

1909 - Nasce o pintor inglês Francis Bacon.

1914 - Nasce o médico norte-americano Jonas Edward Salk, que desenvolveu a vacina da poliomielite.

1918 - É fundada a República da Checoslováquia, unificando a Boémia, a Morávia e a Eslováquia.

1919 - Começa a Lei Seca, nos EUA, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas.

1922 - Benito Mussolini toma o poder em Itália. Começa a ditadura fascista.

1929 - Os preços começam a descer na Bolsa de Nova Iorque. Seriam necessárias 24 horas para se perceber a dimensão do desastre.

1954 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor norte-americano Ernest Hemingway.

1958 - Início do pontificado de Papa João XXIII, Angelo Giuseppe Roncalli.

1959 - É fundada a Federação Portuguesa de Judo.

1962 - O líder soviético Nikita Krutschev, anuncia a retirada dos mísseis de Cuba.

1971 - A Câmara dos Comuns vota a favor da entrada do Reino Unido na Comunidade Económica Europeia.

1977 - A Assembleia Geral da ONU condena a decisão israelita de estabelecer colonatos em território árabe ocupado.

1982 - É aprovada a Lei do Tribunal Constitucional.

1989 - Elementos conotados com a extrema-direita assassinam o dirigente do PSR José Conceição Carvalho, em Lisboa. Tinha 36 anos.

1990 - A atleta Aurora Cunha vence a maratona de Chicago (2:30.11 horas).

1995 - Toma posse o XIII Governo Constitucional, liderado por António Guterres.

2000 - Realizam-se as primeiras eleições autárquicas na província sérvia do Kosovo, sob administração da ONU.

2003 - A poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, recebe o Prémio Rainha Sophia de Poesia Ibero-americana. - A escritora brasileira Adriana Lisboa vence o Prémio Literário José Saramago, com o romance "Sinfonia em Branco".

2004 - Descoberta de esqueleto humano - Homem Floriensis -, com mais de 18 mil anos, na ilha das Flores, Indonésia, impõe revisão de hipóteses das teorias evolucionistas.

2007 - A TAP inaugura a ligação entre Lisboa e Cidade da Praia, Cabo Verde, com a oferta de quatro voos semanais..

2008 - O relatório final do inquérito ao último acidente na Linha do Tua aponta "defeitos grosseiros" na via-férrea e anomalias na automotora que conjugados terão originado o descarrilamento a 22 de agosto.

2009 - Face Oculta. O departamento de Investigação da Polícia Judiciária de Aveiro faz buscas em várias empresas e sociedades do país no âmbito da operação "Face Oculta", sobre suspeitas de corrupção. REN, REFER, EDP e Galp são algumas das empresas visitadas pela PJ. No primeiro dia são constituídos 12 arguidos, entre os quais o administrador do BCP e ex-ministro da Administração Interna de António Guterres, Armando Vara, o filho do presidente da REN, o advogado Paulo Penedos, e o empresário aveirense José Godinho, detido por perigo de fuga.

         - Afeganistão. Atentado suicida ao alojamento de pessoal da ONU. Morrem seis funcionários das Nações Unidas e dois polícias.

         - Gripe A (H1N1). Morre a primeira criança em Portugal, vítima da gripe, na sequência de uma malformação congénita de origem cardíaca.

2011 -Triatlo, João Silva torna-se tricampeão europeu de sub-23.

        - A proposta de Orçamento retificativo do Governo é aprovada, na Assembleia da República, com os votos favoráveis de PSD e CDS-PP e a abstenção do PS, com sete deputados socialistas a subscreverem uma declaração de voto. O PCP, o BE e o PEV votam contra o documento.

        - Os 16 países membros da Commonwealth acordam alterar as regras de sucessão ao trono de Inglaterra para acabar com a primazia masculina.

2013 - Morre, aos 86 anos, Tadeusz Mazowiecki, polaco que foi o primeiro chefe de Governo não comunista de um país de leste, em Varsóvia.

2014 - O foguetão Antares, da empresa norte-americana Orbital Sciences, transportando a cápsula não tripulada Cygnus para a Estação Espacial Internacional explode seis segundos depois do seu lançamento.

2015 - A NASA anuncia que a sonda Cassini fez uma aproximação histórica a Encelado, lua gelada de Saturno, ao posicionar-se a 49 quilómetros sobre a região polar sul, permitindo fornecer dados mais precisos sobre a sua composição.

         - Morre, aos 79 anos, Noriyoshi Ohrai, um dos mais destacados ilustradores japoneses e conhecido pelos cartazes da trilogia original da "Guerra das Estrelas".

2016 - A operação de aquisição do BPI pelo CaixaBank é autorizada pelo Banco Central Europeu.

         - A Assembleia-Geral das Nações Unidas rejeita a candidatura da Rússia ao Conselho dos Direitos Humanos, numa votação surpreendente em que os membros da organização preferiram a Croácia e a Hungria.

2018 - O candidato do Partido Social Liberal (PSL, extrema-direita) nas presidenciais brasileiras, Jair Messias Bolsonaro, 63 anos, capitão do Exército reformado, é eleito, na segunda volta das eleições, 38.º Presidente da República Federativa do Brasil, com 55,1% dos votos.

        - O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) sagra-se pentacampeão mundial de Fórmula 1.

2019 - Os 27 Estados-membros da União Europeia concordam com um novo adiamento do 'Brexit' até 31 de janeiro, mas dão ao Reino Unido a possibilidade de sair mais cedo se o parlamento britânico ratificar o Acordo de Saída.

         - O autor português André Letria é distinguido na Bienal de Ilustração de Bratislava, na Eslováquia, com as ilustrações do livro "A Guerra", feito com José Jorge Letria.

2020 - Passa a ser obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos.

2021 - Morre, aos 66 anos, Christopher Wenner, conhecido como Max Stahl, jornalista e documentalista britânico, autor das imagens do massacre no cemitério de Santa Cruz, em Díli, Timor-Leste, a 12 de novembro de 1991.

PENSAMENTO DO DIA

 Aquele que conhece a arte de viver consigo mesmo ignora o aborrecimento  Erasmo de Roterdão (1469-1536), humanista e pedagogo holandês