Madeira

Grupo Santander fecha banco na Madeira

None

O grupo Santander fechou o seu banco de investimento na Madeira, o Banco Madesant, criado em 1994, depois de uma “redução drástica” do seu negócio nos últimos anos, tendo acumulado prejuízos de 25 milhões de euros desde 2017, revela o Económico. 

Segundo a mesma fonte, o banco, com sede na Zona Franca, viu as principais actividades a que se dedica a desaparecerem “progressivamente”, segundo adianta nas contas do ano passado, razão pela qual avançou com um processo ordenado de dissolução e liquidação.  

O Económico revela ainda que o ano de 2021 evidenciou as dificuldades que o Banco Madesant, detido a 100% pela Aljardi SGPS, uma sociedade inserida no grupo Santander, já vinha sentindo nos anos anteriores.

Somou prejuízos de mais de três milhões de euros, o quinto ano seguido de perdas. Apresentou desempenhos negativos na margem financeira (-200 mil euros), por conta de ter 1,2 mil milhões de euros em depósitos e apenas um milhão de euros emprestados, e nos outros resultados de exploração (-300 mil euros, perdas que resultam sobretudo do pagamento das contribuições do setor bancário e das contribuições para os fundos de resolução). As despesas com pessoal (o quadro conta com oito efetivos) atingiram os 1,8 milhões, refere. 

Acrescenta que face a este cenário de definhamento, o banco comunicou em Janeiro ao Departamento de Supervisão Bancária do Banco de Portugal que ia iniciar um processo de liquidação da sociedade, referindo que a dissolução veio a ocorrer no final do mês passado.