Madeira

Madeira mostra projectos inovadores a nível europeu

Albuquerque aproveitou a Cimeira para destacar a Madeira como potencial hub de desenvolvimento tecnológico

None

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, participou esta manhã na Cimeira da Transformação Digital 2022, organizada pela UNINOVA e pelo Madeira Digital Health and Wellbeing, que decorre ao longo desta semana no Savoy Palace, no Funchal.

Oportunidade para lembrar que a Região tem projectos na Saúde "que são inovadores, alguns deles mesmo pioneiros a nível europeu", destacou.

Surpreendido com a realização desta Cimeira no Funchal, sobretudo pela presença de "conjunto de personalidades" de renome, Albuquerque diz que este evento é também importante para "fazer amostragem da Madeira como potencial hub de desenvolvimento de novas tecnologias e criar também novas parcerias" acentuou.

A digitalização na Saúde, em particular no novo Hospital Central e Universitário da Madeira, reforça a importância deste evento na Região.

Nesta Cimeira, a terminar ao final da tarde, estão a ser debatidos os temas que estão na ordem do dia, como: inteligência artificial, big data e cibersegurança, literacia digital e inclusão social e o impacto das tecnologias emergentes em áreas distintas como a saúde, a manufactura, o mar, a energia, o turismo, entre outras.

A Madeira Digital Health and Wellbeing é uma iniciativa cujo objectivo é promover a digitalização nas áreas da saúde e do bem-estar.

O âmbito desta iniciativa vai muito além da simples disseminação de resultados de investigação, ao incluir a demonstração e aplicação da tecnologia como um meio efectivo para facilitar o envolvimento e a participação de toda a população e visitantes da RAM.

Esta iniciativa pretende actuar como uma plataforma de partilha de conhecimento e experiência com o tecido regional, contribuindo para a construção de uma comunidade vibrante e interactiva de cidadãos, profissionais de saúde e fornecedores tecnológicos.

Esta iniciativa é apoiada pelo Governo Regional da Madeira, pela Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura e pelo UNINOVA, Instituto de desenvolvimento de novas tecnologias.