Madeira

2,5 milhões em tecnologia para enfrentar catástrofes

None

O investimento de 2,5 milhões de euros que a Região já fez no Sistema Integrado de Monitorização e Alerta de Riscos Naturais, sobretudo na vertente das aluviões é o assunto da notícia que faz a manchete do seu DIÁRIO desta quinta-feira.

O sistema criado pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LEREC) é composto por várias estações udométricas automáticas, várias dezenas de câmaras, sensores de humidade dos solos, sismógrafos, entre outros equipamentos de ponta.

E porque o tempo está de chuva, tanta que levou o IPMA a emitir um aviso amarelo para a Madeira e para o Porto Santo, o Governo Regional resolveu antecipar o desassoreamento da foz da Ribeira de São João, para prevenir males maiores.

Na edição de hoje merece destaque, também, a escassez de medicamentos, que penaliza, também, a Madeira, garante Carlos Delgado, representante da Associação Nacional de Farmácias na Região, no rescaldo de uma greve de dois dias que paralisou o sector na esfera pública.

Com direito a chamada da primeira, temos a notícia que revela que a Ponta do Sol pediu 1,7 milhões à banca para melhorar esgotos e águas ou que a energia renovável fechará ano com recorde.

Hoje, dia importante para o Orçamento do Estado para o próximo ano, os deputados do PSD-M deverão votar contra o documento, por entenderem que o mesmo não cumpre com as promessas feitas aos madeirenses.

Estas e outras notícias poderá ler na edição impressa de hoje. Para ficar sempre a par do que se passa na Região, no País e no Mundo, acompanhe-nos em dnoticias.pt ou através da rádio TSF-Madeira. Pode ainda seguir-nos nas redes sociais

Bom dia e boas leituras!