Desporto

FC Porto apurado, Sporting ainda sonha, Atlético e 'Barça' ficam pelo caminho

None

O FC Porto é a segunda equipa portuguesa apurada para os oitavos de final da Liga dos Campeões, enquanto o Sporting sai de Londres com um precioso empate com o Tottenham e o sonho do apuramento adiado por uma semana.

O bom momento do futebol português na Liga dos Campeões, após a conclusão da quinta e penúltima jornada, contrasta com FC Barcelona e Atlético de Madrid, que falham os dois primeiros lugares dos seus grupos.

Para o Grupo B, o FC Porto foi a Brugge ganhar por 4-0, exactamente o resultado 'choque' que os belgas tinham conseguido no Estádio do Dragão, numa 'vingança' de sabor perfeito. Mais, a qualificação para os 'oitavos' ficava já decidida, se o Atlético de Madrid não ganhasse ao Leverkusen.

E assim foi, no jogo da noite, no Metropolitano da capital de Madrid, com o 2-2 entre os espanhóis e os bávaros a 'jogar' a favor do FC Porto.

Contas feitas no grupo, Club Brugge, com 10 pontos, e FC Porto, com nove, serão primeiros e segundos e apuram-se. O Atlético tem agora cinco pontos contra quatro do Leverkusen e vai ao Dragão para 'segurar' a Liga Europa, e nada mais do que isso.

O final do jogo em Madrid foi 'electrizante', com uma grande penalidade assinalada no VAR já depois do apito final que poderia dar a vitória ao Atlético, mas Hrádecký defendeu o remate de Carrasco, com a recarga a ir à trave e um terceiro remate a falhar por muito pouco o alvo.

Por duas vezes os espanhóis anularam a vantagem dos visitantes, sempre a procura do triunfo que ainda os mantinha 'na corrida'

Os golos foram de Carrasco (22) e De Paul (50), para o Atlético, e Diaby (9) e Hudson-Odoi (29) para os alemães, num jogo em que João Félix foi lançado em campo aos 87 minutos.

Em Bruges, houve francamente menos emoção e o FC Porto comprovou que a equipa local está de facto 'muitos furos' abaixo.

Marcaram na vitória portista Taremi (33 e 70), Evanilson (57) e Eustáquio (60). Destaque ainda para Diogo Costa, que por duas vezes defendeu um penálti - na repetição, após o árbitro detectar uma infracção na primeira.

O grupo D ficou ainda muito 'embrulhado', depois do 1-1 entre Tottenham e Sporting e da vitória do Eintracht de Frankfurt sobre o Marselha, por 2-1, um conjunto de resultados que deixa o Sporting dependente de um empate, para a semana, na recepção aos germânicos.

O Tottenham tem oito pontos, Sporting e Eintracht sete e o Marselha seis - todos se podem apurar ainda e dependem de si.

Em Londres, Edwards marcou para o Sprting, aos 22, e Betancur empatou, aos 80. Mesmo nos descontos, Kane marcou, mas foi anulado por fora de jogo.

Kamada adiantou os germânicos aos três minutos, em Frankfurt, e Guendouzi empatou aos 22. O golo da vitória do Eintracht foi de Kolo Muani, aos 27.

Único português em acção, Nuno Tavares foi titular no Marselha.

Em 'dia negro' para o futebol espanhol, o FC Barcelona também 'está fora', o que aconteceu mesmo sem jogar. Bastou o 4-0 do Inter Milão ao Viktoria Plzen, tornando episódica a derrota caseira ante o Bayern, depois, por 3-0.

O Bayern ganha o grupo, com o pleno de 15 pontos, o Inter é segundo, com 10. FC Barcelona, com quatro, cai para a Liga Europa e o Viktoria, sem pontos, termina a campanha europeia.

O apuramento no grupo A também já está certo - passam Nápoles, com 15 pontos, e Liverpool, com 12. Ajax, com três, e Rangers, sem pontos, vão jogar na próxima semana pela Liga Europa.

Mário Rui fez a assistência no segundo golo do Nápoles, na vitória por 3-0 sobre os escoceses.

Em Amesterdão, o Liverpool confirmou a melhoria de forma, também com uma vitória por 3-0.

Francisco Conceição, entrado aos 85 minutos, jogou pelo Ajax, enquanto Fábio Carvalho foi lançado para o meio-campo do Liverpool, nos últimos 20 minutos

Nápoles, Inter Milão, Liverpool, Chelsea, Manchester City, Club Brugge, FC Porto, Benfica, Bayern Munique, Borussia Dortmund, Real Madrid e Paris Saint-Germain são as 12 equipas já apuradas para os oitavos de final, com quatro vagas ainda por atribuir na próxima semana.