Madeira

"Somos das poucas regiões do país onde mais se faz notar o êxodo de talentos"

Reitor da UMa abordou os casos dos alunos do ensino superior que saem da Região

None
Rui Silva/ASPRESS

O reitor da Universidade da Madeira (UMa), Sílvio Moreira Fernandes, explicou que a Madeira é "das poucas regiões " onde mais se faz notar o êxodo de talentos".

Dos candidatos ao ensino superior, quase dois terços saem todos os anos da Região, num processo que todos parecemos aceitar como normal, apesar de as condições de qualidade de vida da Madeira terem mudado positivamente nos últimos 40 anos, para fazer aproximar esta análise com os anos de existência da Universidade da Madeira." Sílvio Moreira Fernandes, reitor da UMa.

No seu discurso na cerimónia de abertura solene do ano lectivo 2022/2023 da UMa, foi abordado ainda o financiamento da renovação da residência de estudantes, destacando que resta "a formalização do contrato para o financiamento, no valor de cerca de 7,5 milhões de euros para a construção de uma nova residência no Campus da Quinta de São Roque, com capacidade para 200 camas, que será oportunamente anunciado".

Para minorar o "êxodo de talentos", Sílvio Moreira refere que a nova residência poderá "vir a constituir um factor de compensação", mas que não resolverá o problema.

Mas, na prática, não irá combater a essência do problema, já que o processo de rápida pulverização de interesse e atractividade de regiões semelhantes ou idênticas à nossa que podem tomar o nosso lugar." Sílvio Moreira Fernandes, reitor da UMa.

Para o desenvolvimento da universidade realçou a "promoção de áreas estratégicas de diferenciação", como o turismo, a saúde e a área do mar.