País

Quase 800 ocorrências registadas pela Protecção Civil devido ao mau tempo

None

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, entre as 00:00 de sábado e as 22:00 de hoje, quase 800 ocorrências em Portugal continental devido ao mau tempo, sendo a maioria inundações e quedas de árvores.

De acordo com fonte oficial da ANEPC, em declarações à Lusa, desde as 00:00 de sábado registaram-se 771 ocorrências, às quais acorreram 2.153 operacionais, apoiados por 1.002 meios terrestres.

Do total de ocorrências, registadas até às 22:00 de hoje, 35% foram inundações, 34% quedas de árvores e 19% limpezas de vias.

O distrito do Porto registou 17% das ocorrências, o de Lisboa 16%, o de Braga 12% e o de Viana do Castelo 10%.

Pelas 22:30 de hoje, de acordo com a mesma fonte, estava em curso apenas uma ocorrência, uma inundação.

Portugal está desde a madrugada de sábado a ser afetado pela depressão Beatrice, que deverá permanecer no território até ao final de hoje com chuva, trovoada e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Os efeitos desta depressão estão a ser sentidos em Portugal continental desde a madrugada de hoje dia 22, persistindo pelo menos até ao final do dia 23. Na circulação desta depressão é transportada uma massa de ar tropical, com elevado conteúdo de humidade", explicou o IPMA em comunicado, no sábado, referindo que o nome Beatrice foi atribuído pela Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET).

Por causa do mau tempo, a ANEPC alertou na sexta-feira a população para "situações meteorológicas adversas" nos próximos dias, com aguaceiros fortes, que poderão provocar cheias, vento moderado a forte e agitação marítima.