Desporto

Benfica e FC Porto tentam 'oitavos', Sporting joga futuro em Londres

None

Benfica e FC Porto tentam na quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol confirmar o acesso aos oitavos de final, enquanto o Sporting procura manter-se na luta pela continuidade na competição.

No Grupo H, um triunfo sobre a Juventus na terça-feira, no Estádio da Luz, assegura a passagem do Benfica à próxima fase, com o FC Porto a ter quase o mesmo cenário, na quarta-feira, no Grupo B, caso vença na Bélgica o Club Brugge, embora necessite que o Atlético de Madrid falhe o triunfo na receção ao Bayer Leverkusen.

O Sporting chega a esta fase com os mesmos pontos que o FC Porto (seis), mas a sua situação no Grupo D é bem diferente dos atuais campeões nacionais.

Na quarta-feira, os 'leões' viajam até Londres para medir forças com o Tottenham, sabendo que um triunfo ou um empate mantém todas as decisões para a última ronda, ou que um desaire poderá significar o adeus à principal competição europeia de clubes.

Com cinco equipas já apuradas (Nápoles, Club Brugge, Bayern Munique, Real Madrid e Manchester City), apenas o Grupo E, com Chelsea, Salzburgo, AC Milan, de Rafael Leão, e Dínamo Zagreb, terá de esperar de certeza pela sexta e última ronda para definir os apurados para a próxima fase da 'Champions'.

Primeiro a entrar em campo, na terça-feira, o Benfica recebe a Juventus, 'orgulhosamente' com o estatuto de imbatível em todas as provas em 2022/23, após passar o 'teste' no Dragão, onde venceu por 1-0, com um golo de Rafa, para a 10.ª ronda da I Liga, e com todas as condições para mais uma vez marcar presença os 'oitavos'.

Com a equipa quase na máxima força e até com alguns jogadores que pouparam forças no 'clássico', como Bah, João Mário e Enzo Fernández (todos substituídos ao intervalo), a formação de Roger Schmidt tenta carimbar a passagem perante uma irregular Juventus, com o argentino Di Maria a falhar o regresso à Luz, por lesão.

O triunfo garante desde logo a continuidade dos 'encarnados', com qualquer outro resultado a adiar a decisão para Israel com o Maccabi Haifa, na última jornada, sempre com o clube da Luz em excelente posição de alcançar o apuramento.

Na quarta-feira, o FC Porto, 'abalado' mentalmente, e também fisicamente (jogou mais de uma hora com menos uma unidade), pelo desaire caseiro no clássico com o Benfica, viaja até à Bélgica para defrontar um Club Brugge já apurado, com o emblema português a ter 'contas a ajustar', depois da surpreendente goleada sofrida no Dragão (4-0) no primeiro embate.

O capitão Pepe deverá continuar ausente, devido a lesão, numa equipa de Sérgio Conceição que, apesar dos dois desaires no arranque do grupo, chega à quinta jornada com possibilidades reais de novamente seguir para os 'oitavos'.

Para isso, o FC Porto tem de vencer o campeão belga e esperar que Atlético Madrid, de João Félix, seja 'barrado' pelos germânicos do Bayer Leverkusen, na capital espanhola.

Mesmo com o pior cenário, a derrota, os campeões nacionais vão continuar na luta pelo apuramento, com tudo a ficar decidido na última jornada, na receção ao Atlético Madrid, cenário idêntico ao da última época, em que a equipa de Diego Simeone surgiu vitoriosa.

Bem diferente está o cenário do Sporting, que segue motivado para Londres, após o triunfo caseiro sobre o Casa Pia (3-1), para o campeonato, que veio 'acalmar' Alvalade, sobretudo após a eliminação inesperada da Taça de Portugal com o Varzim, do terceiro escalão.

Sem Pedro Gonçalves e Ricardo Esgaio, devido a castigo, e com Coates dificilmente a recuperar dos problemas físicos, a equipa de Rúben Amorim joga o futuro nas provas europeias na capital inglesa, com o perigo de ficar já eliminado da 'Champions', se perder com o Tottenham.

Mesmo um triunfo em Londres deixa o Sporting ainda 'refém' da sexta e decisiva jornada, num agrupamento que ainda inclui Marselha, que tem vantagem no confronto direto com os 'leões', e Eintracht Frankfurt.

Nos outros grupos, o Liverpool, em crise após perder com o último classificado em Inglaterra (Nottingham Forest) e com Diogo Jota afastado devido a lesão, necessita apenas do empate na deslocação a Amesterdão, no confronto com o Ajax, de Francisco Conceição, para chegar aos 'oitavos' e acompanhar o Nápoles, de Mário Rui, no A.

No Grupo C, com o Bayern Munique apurado, o Inter Milão pode juntar-se aos germânicos na próxima ronda caso vença em Itália os checos do Plzen, assim como o Leipzig, de André Silva, no Grupo F, se vencer o Real Madrid, atual campeão, e o Shakhtar Donetsk não pontue na vista ao Celtic, de Jota.

O Manchester City, de Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva, já está apurado no Grupo G e pode ter a companhia do Borussia Dortmund, de Raphaël Guerreiro, que, contudo, tem de vencer em casa do campeão inglês para não ter de ficar à espera do resultado do Sevilha-Copenhaga. Um empate em Espanha apura desde logo os alemães.