Madeira

Madeira regista 200 cancros de mama por ano

None

Na Madeira, são registados, em média, 200 novos cancros de mama por ano. O número foi divulgado, na manhã de hoje, pelo director regional de Saúde, Herberto Jesus, na cerimónia de abertura da Sessão Clínica: Unidade da Mama: Grande Incidência, Elevada Sobrevivência, promovida pelo Hospital Particular da Madeira.

Apesar da dimensão deste cancro, Herberto Jesus lembra que a percentagem de pessoas, que se encontram vivas 5 anos após ao diagnóstico da doença, tem vindo a crescer. Há uns anos, ficava-se pelos 65%. Hoje, esse número passou para 85%.

O director regional de Saúde atribui esse “sucesso” a dois factores combinados: o rastreio da população feminina, com idades entre os 45 e os 69 anos e a maior acessibilidade aos cuidados de saúde. Mas Herberto Jesus não deixa de valorizar, igualmente, a “elevada adesão” das mulheres, quando convocadas para o rastreio.

Além disso, vinca o director de Saúde, os médicos estão também mais sensibilizados.

A falar numa unidade de saúde privada, Herberto Jesus fez questão de lembrar que a política madeirense assenta no “sistema regional de saúde” e não apenas no “serviço regional de saúde”.