Madeira

PSD diz que apoios às empresas foram fundamentais para recuperação da economia

None

O grupo parlamentar do PSD reuniu-se com a Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas, num encontro onde foram abordados os diferentes apoios lançados pelo Governo Regional na economia, em especial como forma de ultrapassar as dificuldades sentidas pela crise provocada pela pandemia de covid-19.

Após a reunião, o deputado Carlos Rodrigues salientou que foram vários os sistemas de incentivos, instrumentos financeiros e apoios complementares que estiveram ao dispor às empresas, dando os exemplos do Digital Madeira, Adaptar-RAM, das Linhas de Crédito Apoiar Madeira e Investe RAM, ou ainda do MeP-RAM e Garantir+.

Mecanismos que, conforme referiu, foram extremamente importantes para que as empresas pudessem atravessar o período mais complicado da pandemia, assegurando o funcionamento e os postos de trabalho, e para a retoma económica.

O deputado realçou, ainda, que a par destes apoios, tem existido por parte do Governo Regional uma política de desagravamento fiscal, sendo a Região que mais reduz impostos desde 2015 e a que apresenta o IRC mais baixo do país.

Efectivamente, sublinhou Carlos Rodrigues, desde o início de funções do executivo liderado por Miguel Albuquerque, em 2015, já foram devolvidos 45,7 milhões de euros correspondentes a IRC e oito milhões referentes à Derrama Regional.