Madeira

"94% das empresas que se candidataram à linha INVEST RAM são micro e pequenas empresas"

Decorre, esta tarde, na Assembleia Legislativa da Madeira, a comissão de inquérito sobre a averiguação das falhas na linha de crédito INVEST-RAM

None

O secretário regional de Economia, Rui Barreto, afirmou que cerca de 94% das candidaturas efectuadas à linha de crédito INVEST-RAM foram realizadas por micro e pequenas empresas.

“Não foi um instrumento fechado, mas aberto a todo o tipo de empresas da Região. E cerca de 94% são micro e pequenas empresas”, afirmou, esta tarde, durante a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre “As falhas na operacionalização da linha de crédito às empresas da Região Autónoma da Madeira afectadas pelo surto do novo coronavírus (covid-19), designada Linha de Crédito INVEST-RAM”.

“A pandemia assustou-nos a todos, tivemos que tomar medidas e o Governo anunciou a criação deste instrumento para que as empresas se pudessem socorrer e manter os postos de trabalho”, afirmou, acrescentando que “o objectivo foi criar um instrumento ágil e de fácil acesso”.

Rui Barreto afirmou que além do critério de facturação superior a 40% e 15%, para as empresas da Madeira e Porto Santo, também foi fundamental adicionar o critério de preservar os postos de trabalho. “O critério foi aquele que consideramos adequado atendendo às informações que tínhamos até à data”, frisou, reforçando que foram efectuadas muitas sessões de esclarecimento junto dos empresários regionais.

O governante sublinhou ainda que dos 100 milhões disponibilizados por esta linha de crédito foram feitos pagamentos de cerca de 43 milhões de euros.

“Em todas as fases da linha, registaram-se 4.867 operações. Dos 100 milhões de euros, foram contratualizados 94 milhões de euros”, afirmou.