Madeira

"18.000 trabalhadores da Região são precários"

None

Durante esta tarde, a CDU  com a EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza, no Espaço CDU, no Funchal, num encontro que contou com a presença do Pe. Agostinho Jardim Moreira.

No âmbito da nova iniciativa da CDU, intitulada 'Empobrecer', esta reunião de trabalho, segundo Edgar Silva, coordenador regional do partido, "incidiu sobre elementos de diagnóstico sobre as causas do problema, seguindo-se a componente de identificação de medidas de natureza estratégica para agir sobre a raiz mais profunda dos fenómenos sociais na Madeira e no Porto Santo".

De acordo com os dados adiantados pela EAPN, segundo o Pe. Agostinho Jardim Moreira, "os trabalhadores pobres são uma realidade bem conhecida em Portugal. O empobrecimento a trabalhar tem-se agravado no País. Segundo os rendimentos de 2020, 11,2% dos adultos em trabalho estavam em risco de pobreza. Mas, em 2022, segundo os últimos dados, o empobrecimento de quem tem trabalho aumentou. Cerca de 20% dos adultos em trabalho estão em risco de pobreza".

Na Região Autónoma da Madeira a situação é especialmente gravosa pelo facto de ser mais acentuado o problema da precariedade laboral. E com a maior precariedade mais intensas são as dinâmicas do empobrecimento que está em curso Edgar Silva, coordenador regional da CDU

Como referiu Edgar Silva, "o empobrecer no trabalho afecta cerca de 34.000 trabalhadores da Região. Aqui, cerca de 25% da população activa vive experiências de instabilidade social e laboral", afirmou, acrescentando que segundo os dados oficiais, "18.000 trabalhadores da Região são precários".

Se a estes números juntarmos os trabalhadores a recibos verdes, que são mais de 8.000, na sua grande maioria numa situação de falsos recibos verdes, e se juntarmos os cerca de 3.500 trabalhadores em situação de subemprego e os trabalhadores desempregados integrados nos programas de ocupação de desempregados, que ultrapassam os 3.000 podemos afirmar que mais de 25% dos trabalhadores estão numa situação laboral sem estabilidade. Ora, no tempo presente, este é um universo particularmente exposto ao empobrecimento mais acentuado Edgar Silva, coordenador regional da CDU

Na mesma ocasião, a Rede Europeia Anti-Pobreza sublinhou a necessidade de agir sobre as causas do empobrecimento e destacou a "importância de respostas em rede e de um desenvolvimento integrado da pessoa humana".