Madeira

Ordem dos Engenheiros dinamiza iniciativa

None

Decorreu, na sede da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, mais uma tarde de engenharia, desta vez subordinada ao tema 'Avaliação Geológico-Geotécnica na Construção - Prever Prevenir Poupar'. 

Esta acção, organizada pelo Coordenador do Colégio de Engenharia Geológica e Minas, engenheiro João Baptista, teve como palestrante a engenheira Filipa Palma, membro sénior da Ordem dos Engenheiros e visou salientar a importância das geociências nas diversas fases da construção, tema que se reveste de grande oportunidade pelos inúmeros investimentos privados e públicos em edifícios e infraestruturas, e pela execução das empreitadas prevista do Plano de Recuperação e Resiliência na Região Autónoma da Madeira.

Demonstrou-se o papel de facilitador dos engenheiros das geociências, os quais se revelam elementos-chave para garantir um desenvolvimento sustentável na construção, bem como o aproveitamento de georrecursos". Ordem dos Engenheiros - Região Madeira

Foi ainda proposto a criação de um banco de dados com a informação técnica das obras passadas (Data Silos Geológicos) com o objectivo de desenvolver e sistematizar os elementos recolhidos ao longo da vida da obra.

Após a conclusão da apresentação, seguiu-se um espaço de troca de experiências e debate, no qual ficou demonstrado o interesse e a actualidade regional do tema através da participação activa da plateia.