Mundo

Presidente inicia quinta-feira consultas para formação de novo Governo

None
Foto DR

O Presidente da República italiano, Sergio Mattarella, inicia na quinta-feira consultas com os partidos políticos com vista à formação do novo Governo, após a vitória da coligação de direita nas legislativas de 25 de setembro.

As consultas, que deverão conduzir à nomeação de Giorgia Meloni, líder do partido de extrema-direita Irmãos de Itália (FdI), para o cargo de primeira-ministra, terminam na sexta-feira a meio do dia, anunciou hoje à noite a Presidência da República num comunicado.

Mattarella começará, como de costume, pelo presidente do Senado, na quinta-feira às 08:00 TMG (09:00 de Lisboa), a que se seguirá o da Câmara dos Deputados.

Depois, receberá os pequenos partidos, e o dia terminará com os representantes do principal partido da oposição, o Partido Democrata (PD, centro-esquerda).

Na sexta-feira de manhã, o chefe de Estado reunir-se-á com apenas uma delegação, numerosa, que incluirá todos os membros da coligação de direita que venceu as legislativas antecipadas: não só os FdI, como a Liga, de Matteo Salvini (também de extrema-direita, anti-imigração) e o Força Itália (FI, conservador), de Silvio Berlusconi.

De acordo com a imprensa italiana, Mattarella aguardará o regresso, na sexta-feira à tarde, do chefe do Governo cessante, Mario Draghi, da cimeira europeia de Bruxelas para pedir oficialmente, mais tarde no mesmo dia, a Giorgia Meloni, para formar o novo executivo do país.

Se todas as questões entre os principais aliados -- FdI, Liga e FI -- estiverem esclarecidas até sexta-feira à noite, o novo Governo italiano poderá ser formado no próximo fim de semana, tomando posse perante o Presidente da República.