Madeira

CDU/Madeira apresenta nova iniciativa 'Empobrecer'

None

A CDU/Madeira apresenta hoje, em conferência de Imprensa, a nova iniciativa política regional, intitulada 'Empobrecer', que irá decorrer, desde agora, até ao próximo mês de Dezembro, na Região Autónoma da Madeira.

"Esta é uma nova iniciativa da CDU que se justifica como urgência de respostas políticas a novos problemas que se agigantam na sociedade a que pertencemos", revela uma nota de imprensa. 

Empobrecer é uma realidade que toca, cada vez mais, milhares de famílias que ainda não são pobres. Empobrecimento é um vasto e profundo processo económico e social que está a impor-se a muitas das famílias ainda-não-pobres. O empobrecimento, mais do que uma ameaça, é a atual experiência de vida para tanta gente que sente, mês a mês, as consequências concretas de uma acentuada quebra de rendimentos. E é um processo que impele muitos dos não-pobres, que centrifuga tantos daqueles que ainda não estão abaixo do limiar da pobreza, para o universo da pobreza e até da exclusão social". CDU

Esta nova iniciativa da CDU/Madeira corresponderá a duas fases.

Num primeiro momento, realizar-se-ão reuniões com diferentes interlocutores, com entidades públicas, com parceiros sociais e instituições com a finalidade de reunir elementos de diagnóstico sobre as dinâmicas de empobrecimento em curso, assim como propostas resolutivas". CDU
 Numa outra etapa, apresentar-se-ão linhas estratégicas prioritárias para a superação dos atuais processos de empobrecimento". CDU

A iniciativa contará, na fase de reuniões a realizar, com um texto enquanto primeira base de trabalho e de diagnóstico dos problemas do empobrecimento.

De cada uma das reuniões de trabalho resultarão novos contributos e elementos de análise/diagnóstico sobre a situação social e económica da Região, que deverão ter acolhimento positivo.

A iniciativa deverá decorrer entre este mês de Outubro e Dezembro e na sua sequência serão apontadas linhas políticas propositivas da CDU para que seja possível 'Viver Melhor na Nossa Terra'.