Proteger o ambiente, fazendo

A tão necessária protecção urgente do ambiente tem que ser feita por todos e cada um, já.

Manifestações de protesto são uma “descarga de responsabilidade“ das gerações mais jovens contra as mais velhas, o passa culpas, e, nada mais que isso.

E os jovens que às sextas-feiras, fazem greve às aulas, interrompem o trânsito, no momento estão sem nada de plástico, o que fazem de seguida?

Vão a pé para casa, ou de bicicleta? Não vão aos locais da fast-food, onde o uso e abuso de plásticos descartáveis é regra?

Não vão, mais ao anoitecer - juntar-se em grupos próprio dos jovens, mas, - e, poluir tudo por onde passam, para pelas 6h00 da manhã, os senhores da limpeza, arrumarem a desarrumação que deixaram por todo o lado?

Quando estão nos 18 anos, não anseiam por “ tirar a carta de condução “, nem que seja para conduzir um automóvel baratinho, antigo, muito poluente?

E em casa ajudam a separar lixo? E vão despejar nos respectivos contentores?

E poupam as roupas, usando-os o mais tempo possível, lavando, e evitando o “use e deite” fora?

Estas e muitas, muitas outras questões talvez sejam pertinentes serem feitas a todos que uma vez por mês, uma sexta-feira se lembraram do ambiente.

Mas como o dramático estado a que chegámos é culpa das gerações anteriores, feita a manifestação, ficam aliviados, e daí a uma mês, haverá nova sexta-feira, nova manifestação, e tudo fica na mesma.

Talvez fazer diferente, talvez responder de facto e de verdade, não às questões anteriores, em vez de arranjar culpados, ficar-se aliviado e continuamos na mesma dado que a culpa nunca é própria é sempre de outro ou outra.

E nunca deixando de ser jovens e aproveitando a juventude e bem, fazer melhor, mais e mais pelo ambiente, e não só protestar por os outros não o fazerem.

A. Küttner