Madeira

Há um madeirense afectado pelo vulcão de La Palma

Luís Miguel Ramos é natural de Larano, no Porto da Cruz, e está em Canárias há 26 anos

Foto: EPA/RAMON DE LA ROCHA
Foto: EPA/RAMON DE LA ROCHA

Luís Miguel Ramos vive em La Laguna, na ilha de La Palma há mais de 20 anos. Na tarde desta sexta-feira viu os seus bens serem afectados pela lava do vulcão que desde domingo entrou em erupção naquela ilha do arquipélago das Canárias.

Em declaração à RTP, o madeirense, natural do Porto da Cruz dava conta, ainda há pouco, de que a sua propriedade estava em risco, estando a tentar resgatar os animais que ali possui. As autoridades procederam à evacuação da sua família na tarde do passado domingo, isto sem terem tido oportunidade de retirar alguns dos seus pertences.

No momento em que falava para o canal de televisão nacional, Luís Miguel Ramos dizia não saber se ainda teria casa, já que havia a possibilidade de esta ter sido ‘engolida’ pela escoada lávica e a polícia não estava a permitir o acesso à zona da sua residência.

Esta tarde abriu-se uma nova boca eruptiva e o vulcão tem apresentando períodos mais explosivos, tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros.