Eleições Autárquicas Madeira

Iniciativa Liberal garante que se ganhar "o governo será sempre obrigado a investir" na Ponta do Sol

Foto DR/IL/Facebook
Foto DR/IL/Facebook

A candidatura da Iniciativa Liberal ao concelho da Ponta do Sol concentrou este sábado a sua actividade de campanha "visitando as zonas altas da Ponta do Sol (Lombo de São João e Sítio do Pomar D. João), Sítio dos Moledos (Madalena do Mar) e o Sítio dos Anjos, nos Canhas", anunciou em nota de imprensa.

Aires Pedro "aproveitou a visita às zonas altas para ironizar sobre o 'cartaz' da recuperação do Caminho Real e Florestal, n.º 28 (troço Paul da Serra - Pomar D. João) que já foi colocado pelo Governo Regional", refere. “Com a ida da Iniciativa Liberal para a Câmara Municipal da Ponta do Sol, o governo será sempre obrigado a investir no concelho. Ai, ai, VAI, VAI!”, conclui o candidato.

Nos contactos com a população, referem que tem-se "mostrado muito enriquecedores e os munícipes leem com bastante atenção o Manifesto Eleitoral. Uma das propostas que esta candidatura apresenta na área da Agricultura/Pecuária passa pela “criação de um seguro agrícola, contratualizado pelo município a fim de compensar os agricultores por prejuízos que tenham nas suas culturas, devido a intempéries e pragas, o qual só poderá ser acionado desde que seja confirmado mediante levantamento feito por técnico responsável”. Outra das propostas que a Iniciativa Liberal apresenta aos agricultores é “incentivar a construção de tanques de armazenamento de água, reduzindo para metade as taxas devidas pelo seu licenciamento”, referiu, citando Aires Pedro.

A Iniciativa Liberal visitou o Sítio dos Moledos (Madalena do Mar) com "paragem obrigatória no 'Bar Fronteira'", sendo que "algumas pessoas enalteceram a coragem da Iniciativa Liberal em concorrer às eleições autárquicas, porque é 'necessário que exista uma ação liberal, moderada e que defenda com seriedade, os ponta-solenses' comentava um dos munícipes ali presente. Outra das propostas presentes no Manifesto Eleitoral desta candidatura que mereceu discussão e apoio dos 'fregueses' foi a reivindicação perante o Governo Regional do fim imediato do 'monopólio' (ausência de concorrência) que a GESBA tem na comercialização da Banana", apontam.

Por outro lado, a Iniciativa Liberal "passou ainda em campanha pelo Sítio dos Anjos (Canhas). Aires Pedro afirmou mais uma vez a necessidade urgente de ser feita a reparação e consolidação da escarpa sobranceira à 'Cascata dos Anjos' e respetiva estrada municipal que liga a Vila à Madalena do Mar, permitindo assim a circulação de pessoas e bens, em segurança, em especial aos produtores de banana e fomentando o crescimento de visitantes a este ex-libris. A vista terminou no Canto das Fontes, no Sítio dos Anjos, onde foram ouvidas as preocupações dos agricultores que ali têm as suas pequenas produções agrícolas. Os agricultores reclamam também de um suposto Alojamento Local (cabanas/tendas) em que os esgotos estão a sair para um ribeiro, que está em zona de risco e que já vem do último mandato do Eng. Rui Marques (PSD), que só tinha concedido licença para armazém agrícola e que a atual vereação continua a 'assobiar para o lado', apesar das queixas já manifestadas pelos agricultores. É uma zona em que existem derrocadas com frequência e tem uma câmara de videovigilância a apontar para parte pública", reivindica.

Aires Pedro termina o comunicado referindo ainda, que "já passaram mais de 72 horas desde que foi lançado o desafio ao candidato do PSD/CDS à Câmara Municipal, Gualberto Fernandes, para vir publicamente dizer se 'concorda ou discorda' da atuação do Engenheiro Rui Marques, quando liderou os destinos do concelho, que aprovou obras sem considerar os pareceres técnicos camarários e que atualmente os processos se encontram em investigação", insta a uma reacção.