Eleições Autárquicas Madeira

Iniciativa Liberal Machico propõe modernização e expansão dos transportes municipais

None

A Iniciativa Liberal entende que os transportes colectivos na Madeira, e em particular em Machico, são vistos como um serviço de apoio a quem não possui viatura pessoal, e que devem ser vistos como “uma alternativa ao carro”.

“Temos um serviço arcaico, que não mudou em quase nada nos últimos 30 anos e que continua a ser altamente ineficiente e pouco usado pela população”, assevera a IL Machico. Desta forma, propõe “uma alternativa que seja confortável o suficiente para convencer as pessoas a deixarem o carro mais vezes em casa.”

A estratégia da IL Machico para os transportes passa por melhorar o que já temos. Modernizar o serviço de transporte "Meia-Hora" para que seja um utilizado por todos. De jovens a idosos, pessoas com carro ou sem carro e sem esquecer quem têm mobilidade reduzida. Para isso é necessário adquirir viaturas modernas, mais leves e mais preparadas para o contexto urbano, e digitalizar o serviço, tanto na compra e venda de bilhetes como na geo localização das viaturas, mitigando algumas das frustrações mais comuns com este tipo de transporte como é o caso da falta de pontualidade ou o uso e dinheiro vivo. Depois da sua modernização, a IL Machico defende a expansão do Meia-Hora para cobrir mais pessoas. Iniciativa Liberal Machico

A IL Machico propõe, também, a criação de uma rede de bicicletas partilhadas com assistência eléctrica. É da opinião de que “este tipo de rede já é usado em muitas cidades com características geográficas semelhantes à cidade de Machico e pode promover mais liberdade de movimento às pessoas, tornando a cidade um lugar mais vivo e mais movimentado.”

“Tanto a modernização do Meia-Hora como a rede de bicicletas partilhadas devem estar integradas no PAMUS, para que seja possível ter apoio técnico e financeiro da EU”, conclui a IL Machico.