Eleições Autárquicas Madeira

Tânia Freitas garante apoio aos agricultores de Santana

None

"Voltar a dinamizar e a fazer crescer a actividade agrícola, tornando-a uma fonte de rendimento digna e rentável", é uma das grandes bandeiras do projecto encabeçado por Tânia Freitas para Santana.

A candidata do PS à Câmara Municipal de Santana, que esta manhã visitou o mercado abastecedor daquele concelho, vincou "a importância que o sector primário já teve neste município, caraterizado pela sua ruralidade", mas lamentou a "falta de apoios por parte das entidades governativas – Câmara e Governo Regional - aos agricultores e criadores de gado, situação que tem levado a um progressivo abandono dos campos".

É precisamente esta realidade que Tânia Freitas quer inverter, pelo que se propõe a "criar medidas de apoio aos agricultores e que ajudem a garantir o escoamento dos seus produtos". Neste domínio, destacou a importância dos mercados abastecedores, mas alertou para a "necessidade de garantir a manutenção dos seus equipamentos, como forma de preservar os alimentos armazenados e de possibilitar diferentes tipos de processamento".

A candidata do PS pretende também, caso seja eleita, "criar uma plataforma para interligação entre os agricultores, os agentes económicos e outras instituições do concelho, bem como um canal de comercialização local com vista a incrementar o escoamento dos produtos e, consequentemente, proporcionar o aumento dos rendimentos das famílias que trabalham a terra".

A "criação de um balcão agroflorestal para garantir um apoio de proximidade aos produtores, no que diz respeito aos processos de licenciamento de explorações agrícolas e pecuárias, bem como para assessorá-los no acesso aos apoios previstos no PRODERAM", são outros dos compromissos da sua candidatura, a par da "construção de uma infra-estrutura de apoio para os agricultores junto ao Mercado Municipal" e ainda da "construção de uma queijaria tradicional, para incentivar a pecuária e a produção de leite e dos produtos derivados".

“Nós entendemos que a agricultura e a pecuária podem ser actividades rentáveis, potenciadoras da criação de postos de trabalho e da fixação das pessoas em Santana, contribuindo para combater o despovoamento, para a ocupação sustentável dos solos e para a minimização de riscos associados ao abandono das terras”, sustentou Tânia Freitas.

A candidata à presidência da autarquia apontou também o dedo ao PSD e ao CDS por desvalorizarem o sector. “Quer um, quer outro, já tiveram a oportunidade de governar a autarquia e esqueceram os agricultores. Por isso, nós somos a única alternativa capaz de dar um novo rumo ao nosso concelho, apostando no apoio aos produtores e fazendo renascer as nossas atividades tradicionais”, rematou.