Eleições Autárquicas Madeira

Tânia Freitas pretende resolver problemas habitacionais em Santana

None

Os apoios à habitação constituem uma das grandes prioridades da candidata do PS à presidência da Câmara de Santana, que quer, por esta via, proporcionar condições dignas de habitabilidade a todos os munícipes e "reduzir as disparidades que se verificam um pouco por todo o concelho".

Nos contactos de proximidade que tem vindo a efetuar porta-a-porta, Tânia Freitas diz ter testemunhado "muitas situações de carência habitacional que exigem uma resposta imediata", pelo que considera que a autarquia deve ter um papel activo na ajuda a estas famílias.

A candidata do PS defende a necessidade de fazer um diagnóstico das situações no terreno, sinalizando todos os casos e definindo as prioridades de actuação.

Neste âmbito, o seu projecto para Santana contempla várias medidas, entre as quais a candidatura ao programa ‘1.ª Direito’, que visa apoiar a promoção de soluções para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

“Este é um apoio nacional ao qual as câmaras municipais podem candidatar-se para ajudar as famílias com maiores dificuldades, pelo que não se entende como é que a autarquia de Santana, que diz estar ao lado das pessoas, ainda não recorreu a esta ajuda” Tânia Freitas, cabeça-de-lista do PS à Cãmara de Santana

O mesmo acontece em relação ao programa ‘Fundo Ambiental’, que contempla medidas de apoio que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios. Neste âmbito, podem ser atribuídas, por exemplo, ajudas para a substituição de portas e janelas, aumentando a eficiência energética das habitações, contribuindo assim para dotar as casas de condições mais dignas.

A candidata do PS pretende igualmente criar um programa de apoio às rendas para a primeira habitação, destinado a jovens até aos 30 anos, o qual pode ser majorado consoante a freguesia, assim como preconiza a criação de uma bolsa de casas disponíveis para arrendamento. Um conjunto de medidas que, explica Tânia Freitas, tem em vista ajudar a fixar os jovens no concelho e combater o despovoamento preocupante que assola a costa norte.

“A habitação condigna é um princípio basilar e, se queremos uma Santana para todos, temos de começar por garantir estes direitos fundamentais”, sublinha a candidata, acrescentando ser incompreensível que estes problemas persistam em pleno século XXI.

“O que andaram a fazer os executivos camarários do PSD e do CDS ao longo de todos estes anos?”, questiona Tânia Freitas, garantindo que, se for eleita, esta será uma das suas primeiras apostas.