5 Sentidos

Exposição Internacional da United Photo Press para ver no Museu da Electricidade da Madeira

'United Photo Press 30 anos de projectos criativos em preto e branco' estará patente no museu de 17 de Setembro a 15 de Outubro

None

O Museu da Electricidade da Madeira recebeu o novo livro da United Photo Press entregue pelo fotógrafo membro da UPP João Sá e Sousa à directora do Museu, Luísa Garrido.

O livro entregue no Museu da Electricidade da Madeira para a futura exposição a 17 de Setembro, foi o segundo volume das comemorações dos 30 anos da UPP. Este novo livro de 220 páginas apresenta 29 projectos em preto e branco de artistas internacionais da UPP, incluindo fotografia e pintura.

Este novo segundo volume que tem como titulo 'United Photo Press 30 anos de projectos criativos em preto e branco', além de comemorar os 30 anos da UPP, também pretende comemorar a sempre presente fotografia a preto e branco na vida de todos nós. Ao longo destas décadas, porque fazia todo o sentido ter exemplares para consulta no Museu da Electricidade, que é também uma referência internacional para muitas instituições internacionais, para além de ser parceiro da UPP nas exposições internacionais que decorrem na Madeira Carlos Alves de Sousa, presidente da UPP

O livro entregue no Museu da Electricidade da Madeira conta com a participação de dois fotógrafos nativos da ilha, João Sá e Sousa e Rod Costa , que já expuseram anteriormente os seus trabalhos em conjunto com membros de outros países no Museu, no contexto dos 30 anos da UPP em Outubro de 2020, e vão regressar com novos projectos na exposição de Setembro. A UPP destaca o projecto apresentado pelo fotógrafo João Sá e Sousa na apresentação na exposição e no livro da UPP sobre o 'Podengo de Porto Santo' devido à necessidade de registo da raça, caso contrário o seu destino será a extinção, afirma o fotógrafo que também é o criador.

O livro já foi lançado mediante as condições pandémicas em todo o mundo, começou em Abril na cidade de Setúbal em Portugal, indo para a Ilha da Madeira, Brasil em Curitiba e Piauí, Rússia na cidade de Moscou, Alemanha na cidade de Munique e outros serão programados de acordo com o ritmo da pandemia global que atinge o mundo inteiro.

A Exposição + Livro 'United Photo Press 30 anos de projectos criativos em preto e branco' estará patente no Museu da Electricidade da Madeira de 17 de Setembro a 15 de Outubro.

O evento inaugural da exposição decorrerá  sexta-feira, 17 de Setembro, às 17 horas, haverá ainda a apresentação do documentário 'Laboratório Grécia' do cineasta e fotógrafo da UPP Jacopo Brogi, que retracta a génese, o declínio e a vingança do liberalismo. A música de fundo estará a cargo do membro da UPP Tan Ses, vencedor do Academia Music Awards em Los Angeles de Melhor Canção Instrumental / Ambiental, Alison Welles Jazz Quartet de Nova York.

A entrada é gratuita.