Madeira

Escolas recolhem 2 toneladas de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados

a Escola Básica do Estreito de Câmara de Lobos e a Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana, recolheram 2.141 quilos de equipamentos eléctricos usados

None

As duas escolas da Região Autónoma da Madeira que participaram na 10.ª edição da campanha ‘Escola Electrão’, a Escola Básica do Estreito de Câmara de Lobos e a Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, recolheram 2.141 quilos de equipamentos eléctricos usados.

Entre Julho de 2020 e Junho de 2021, os dois estabelecimentos de ensino reuniram 1.975 quilos de equipamentos eléctricos, 80 quilos de lâmpadas e 86 quilos de pilhas. Este esforço irá traduzir-se num prémio em dinheiro no valor de 109 euros e num cheque prenda da Rádio Popular de 150 euros.

Os resultados nacionais da recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados da campanha duplicaram nesta 10.ª edição face ao ano lectivo anterior. No último ano, foi possível reunir um total de 262 toneladas de equipamentos, o que representa um aumento de 110 por cento em relação às 125 toneladas registadas na edição de 2019/2020.  

A campanha, que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos para reciclagem, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, contou nesta edição com 332 escolas inscritas, incluindo estabelecimentos de ensino da Madeira e dos Açores.

“Mesmo com as escolas encerradas durante parte do ano os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa”, sublinha o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

As escolas participantes recebem um incentivo financeiro em função da quantidade recolhida, que corresponde a 50 euros por cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados e a 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias usadas. Este ano o valor pecuniário global a atribuir ascende a 13.260 euros.

Serão também distribuídos cheques-prenda da Rádio Popular no valor de 12.450 euros. Estes prémios são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de resíduos recolhida pela escola e da pontuação obtida no Quiz Electrão, um jogo digital que permite envolver os alunos em temas essenciais, como a reciclagem e valorização de resíduos. O desafio Repórter Electrão, outra das iniciativas promovida no âmbito da campanha, também dá direito a prémios a atribuir às equipas vencedoras.

A ‘Escola Electrão’ tem como objectivo o envolvimento de professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral no grande desígnio da reciclagem. A campanha já permitiu, em dez edições, a recolha de cerca de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.