E que comece a caça às bruxas…

Largo da Fonte no Monte, parte de uma árvore caiu, e por sorte não atingiu uma pessoa.

Ainda por cima perto daquela data trágica, que estará por muitos anos fresca na memória, principalmente de quem lá perdeu um ente querido.

Esta carta não serve para lançar mais achas à fogueira, serve apenas para trazer alguma racionalidade ao que vem depois, a caça às bruxas, ou seja, o corte ilógico de tudo o que é árvore.

As árvores do Largo da Fonte, pelo que se sabe, são na maioria centenárias, fazem parte do património natural da nossa ilha. Logo deveriam ser alvo de peritagem, para perceber se estão saudáveis, e a partir daí fazer manutenção destas e constante monotorização. Quem diz estas árvores fala de tantas outras árvores centenárias pela ilha, principalmente em zonas muito frequentadas pelas pessoas.

Por favor não façam o que fizeram há 4 anos, cortaram árvores saudáveis e jovens, só para de alguma forma assegurar à população que estavam a fazer alguma coisa, ou para vocês próprios sentirem que estavam a fazer alguma coisa para segurança da população.

Contratem pessoas da área da biologia, criem um departamento para a monotorização e manutenção das árvores centenárias da ilha, preservem o património natural, em vez de o destruírem. Só assim irão garantir a verdadeira segurança da população.

A meu ver, esta é a única solução viável, não é a abater árvores saudáveis que o problema se irá resolver.

A educação para a natureza é a resposta.

R.N.