Rali Vinho da Madeira Desporto

Todos os envolvidos no Rali Vinho Madeira serão testados

None

De acordo com Paulo Fontes, presidente da Comissão Organizadora do Rali Vinho Madeira (RVM), todos os envolvidos na prova (pilotos, co-pilotos, mecânicos e equipas de assistência) serão testados.

"O ano passado, por exemplo, não tivemos os testes antigénio de carácter obrigatório. Este ano vamos fazer, como medida de prevenção e de maior segurança, a todas as pessoas que vão estar na estrada", frisou na apresentação do plano de contingência definido e aprovado para o Rali Vinho Madeira (RVM), que decorreu hoje, na Escola Horácio Bento de Gouveia (HBG).

Os testes antigénio começam a ser feitos a partir de quarta-feira, na Praça CR7 e na HBG.

"Estes testes vão se realizar já a partir de quarta-feira, sendo divididos consoante a entrada em funções" dos pilotos e demais intervenientes na prova rainha do automobilismo madeirense, salientou.

Segundo Paulo Fontes, a pandemia, que veio afectar a modalidade, fez com que as equipas estrangeiras reunissem os patrocínios e as verbas para fazerem os campeonatos nos seus próprios países. Situação que fez com que as provas fora desse circuito tivessem mais dificuldade em recrutar pilotos.

Apesar de todas as condicionantes decorrentes da pandemia covid-19, sublinhou que o objectivo é continuar a “manter a imagem e a projecção internacional” do RVM.

O presidente da Comissão Organizadora do Rali Vinho Madeira alertou ainda os amantes da modalidade para adoptarem um comportamento preventivo.

“Todas as pessoas que vão para a estrada, não só os da organização, como também todos os adeptos, deverão ter uma atitude responsável”, referiu.

Já Pedro Melvill Araújo, director de prova, revelou que não haverá público no parque de assistência e que foram "cortadas" as zonas de espectáculo para evitar ajuntamentos.

"Não haverá público no parque de assistências, o público estará fora. Dentro do parque de assistências todos estarão testados. Na estrada é evidente que não podemos testar as pessoas e foi por isso que cortamos as zonas de espectáculo", explicou.

Por outro lado, Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Protecção Civil, elogiou o plano de contingência do RVM, que "está muito bem feito", nomeadamente ao nível da testagem.

"Em função da pandemia, toda a gente tem que estrar testada e o teste é fundamental para que a prova decorra em segurança", afirmou, apelando à população para que seja responsável durante o rali, de forma a que este tenha um "balanço positivo" aquando do seu término, no dia 7 de Agosto.

A edição de 2021 do RVM vai para a estrada nos dias 5, 6 e 7 de Agosto, contando com 16 provas especiais em concelhos da ilha da Madeira.

Este ano, irá contar com 50 equipas inscritas, onde se inclui dois campeões mundiais de escalão ou categoria, um vice-campeão europeu, sete campeões nacionais e seis campeões regionais num elenco em que desponta um piloto prioritário FIA e nove com notoriedade da FPAK.