Madeira

Preços dos produtos alimentares na Madeira aumentaram 1,5% nos últimos 12 meses

Direcção Regional de Estatística da Madeira revela que a taxa de variação média dos últimos doze meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de -0,6%

None

Em Julho de 2021, na Região Autónoma da Madeira (RAM), a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – foi de -0,6%, superior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior.

Os dados agora divulgados pela Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM) revelam ainda que o indicador de inflacção subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de -1,1%, superior em 0,3 p.p. ao registado no mês anterior.

A DREM acrescenta que os bens registaram uma taxa de 0,1% e os serviços de -1,5%. "As classes da 'Educação' e do 'Vestuário e calçado' foram as que registaram as maiores variações negativas, com -4,9% e -3,3%, respectivamente. Em sentido inverso, as variações positivas mais expressivas foram observadas nas classes dos 'Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas' (+1,5%) e da 'Saúde' (+1,1%)."

No todo nacional, o IPC registou uma taxa de variação de 0,4%, valor superior em 0,1 p.p. ao observado no mês anterior.

A DREM revela ainda que, no passado mês de Julho, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, apresentou uma variação de +0,1% face ao mês anterior e de +1,9% se comparado com mês homólogo.