Valorização património do Funchal

Vimos por este meio participar o estado de degradação que se apresenta a praia do Forte de Santiago e que gostaríamos que fosse noticiado.

Foi participado repetidamente a junta e câmara e nada fizeram.

Também vimos por este meio convidar o presidente da Câmara e equipa a virem ao ex-libris da Freguesia de Santa Maria Maior, o forte de Santiago e respectiva praia e falar com os pescadores, residentes e verem com os próprios olhos as condições degradantes em que se encontra esta estrutura que é o postal do Funchal e da Junta, mas que chegando ao local, deparamos nos com uma laje bastante degradada, rampa de acesso ao mar completamente em mau estado, (todos os dias há pessoas que se magoam nesta rampa) idosos e pessoas de todas as idades, usufruem de este espaço com a laje destruída e sem reparação a vista, falta de pintura e caiar da parede do forte.

Ao falar com os mestres do porto, referem que todos os anos o forte era caiado e que havia manutenção anual que deixou de ser realizada.

Com agrado vimos que fizeram obras de reparo em várias zonas da área da junta freguesia.

A Câmara tem poderes e valores para realizar obras de melhoramento e pedimos que assim seja antes das eleições.

Pedimos que atuem se for necessário para obras de maior intervenção e melhoramento da área envolvente para terem atenção a este espaço e atenção aos relatos e necessidades dos pescadores e banhistas.

Venho relembrar que para este espaço foi submetido um projecto no orçamento participativo da câmara mas não foi aprovado porque os projectos das escolas que já tem orçamento próprio tiveram mais votos...

Esse projecto incluía melhoramento e praia acessível para pessoas com mobilidade reduzida, alongamento da rampa como os pescadores precisam, escadas tipo bombeiro nas áreas em volta do forte para poder ser efectuado resgate em caso de necessidade, etc.

Junto envio fotos do estado de degradação.

Agradeço desde já a atenção disponibilizada e aguardamos a vossa visita brevemente, tal como todos os pescadores da zona velha e votantes e banhistas.

Se houver alguma sugestão de vossa excelência para realizar o mais breve possível as obras necessárias, participe-nos pois estamos aqui para proteger e não só, mas valorizar o espólio da nossa freguesia e cidade Funchal e RAM.

Hugo Miranda