Coronavírus Madeira

Porto Santo com 7 casos activos

Entre as infecções há uma criança de nove anos, que não está associada à única cadeia de transmissão identificada

None

O Porto Santo somou este domingo mais dois casos positivos (residentes) e eleva para sete o número de infecções activas na Ilha Dourada.

Estes dois novos contágios estão associados à cadeia de transmissão já identificada. Ambas estavam já a cumprir isolamento em unidade hoteleira, porque se tratavam de contactos próximos aos casos positivos anteriormente identificados.

12 novos casos e 10 recuperados na Madeira

A Região contabiliza 80 casos activos, dos quais 17 são casos importados e 63 são de transmissão local

Entre os sete casos activos, há uma criança de nove anos - que não está associada à cadeia de transmissão indicada -, tendo a menina viajado na companhia dos pais, proveniente de Lisboa. "Fomos alertados para um contacto que a menina tinha tido na sua escola e testámos", precisou ao DIÁRIO o delegado de saúde do Porto Santo, Rogério Correia.

A este propósito, importa referir que os menores de 12 anos não estão obrigados a realizar teste à Covid-19 na chegada à Madeira ou Porto Santo. Segundo as normas das autoridades de saúde regionais, até esta faixa etária a criança fica isenta de realizar o rastreio, excepto seja considerada como um caso suspeito, o que acabou por acontecer, mas já quando a menina de nove anos se encontrava na Ilha Dourada.

O médico recordou ainda que "a única cadeia transmissão" identificada actualmente na Ilha Dourada "começou" num viajante, proveniente de Lisboa. Enquanto estava alojado, transmitiu a doença a uma funcionária, que por sua vez transmitiu o vírus aos familiares.

Não constituem risco, porque já estavam isolados em unidade hoteleira. Esta família não tinha condições para cumprir o isolamento em casa. Rogério Correia

Novos contágios em Funchal, Porto Santo, São Vicente e Santa Cruz

No lote de 12 novos casos reportados este domingo, apenas dois não residem na Madeira

O delegado de saúde do Porto Santo vincou ainda que "dentro de cinco a seis dias" muitos dos infectados serão dados como recuperados à Covid-19.