A desunião do União

União da Bola.

O velhinho União.

Um clube centenário, mesmo que alguns digam que a data 1913 não está certa, não sendo a data da fundação do União.

Mas, isso não me interessa. Nada.

O que me interessa, é saber como é que vão pagar os ordenados dos funcionários, que estão em atraso; as faturas dos fornecedores que não foram pagos, etc., etc…

Agora vão passar a batata quente para cima dos accionistas. Quais accionistas?

Os mesmos que durante anos não se interessaram pelo Clube e pela Sad? Agora que estão a morrer, é que vão salvá-los? Um investidor? Como o que arranjaram, e foi-se a ver, era uma fraude, como vocês próprios disseram?

Fizeram de tudo para fechar a Sad. Não prestava, era o Belzebu, o Anti-Cristo…

Depois de verem que afinal o dinheiro do Governo Regional só podia entrar pela Sad, já era boa, essencial, um Anjo…

Tretas… Quando entraram na Sad, já estavam com essa vontade. Fechar a Sad. Por isso fundaram a Associação. Só que os compadres brigaram e o que era bom (Associação) já é para abater.

É lixado quando se cria algo, e depois fica do contra. Brigam-se os compadres, descobrem-se as verdades.

Não estou a ver como é que vão jogar no Campeonato de Portugal na próxima época. Onde vão arranjar jogadores, treinadores, equipa técnica, funcionários para as várias funções que um clube exige? E já conseguiram alguém que queira trabalhar num clube falido?

Existe, neste momento, algum funcionário da Sad, ou do Clube, registado nas Finanças e na Segurança Social? Se sim, quantos? Um? Dois? Estão a ser pagos os ordenados desses funcionários? Como? Com que rendimentos?

Isto não é uma crítica destrutiva, é uma pergunta perspicaz. Os sócios gostariam de saber. Sim, eu sei, já não sou sócio pagante, mas sou CREDOR. Ainda estou à espera da reunião que ia ter com o vosso departamento jurídico.

Já fizeram o registo na Conservatória do Registo Comercial das últimas eleições do Clube? E da Sad? Esta administração está registada? Quem é o presidente do Clube? Ou será “A” presidente? Percebem???? Espero estar errado. A sério.

Não esquecer, que não desceram de divisão, porque o Governo Regional, arranjou uma maneira airosa de saírem do campeonato, por causa da pandemia Covid-19, sem serem prejudicados. Mas para isso, teriam que cumprir com os pagamentos (vide reportagem do D.N. do dia 8/01/2021, página 13), que não cumpriram, e que iam jogar na próxima época. Vão jogar? O facto de a FPF ter aceitado a inscrição da Sad, nada quer dizer. Fizeram o que tinham que fazer. Agora arranjar o dinheiro, seja pelos accionistas, ou por um investidor, já é outra estória. Estou a ver que a Sad não irá jogar esta época. E assim acaba a Sad. Espero estar errado. Que por um milagre, em cima da hora, a situação da Sad fique regularizada e podemos ver o União a jogar. Já tenho saudades. A sério.

Outra situação. Deixem de dizer que o PER da Sad foi aprovado. É mentira. O PER foi aceite pelo tribunal para ser analisado, Não foi aprovado. Deixem de enganar as pessoas. O processo do PER ainda está na fase da Lista provisória de Credores. Ainda nem é a definitiva. Depois disso, o Administrador de Insolvência ainda fará vários passos. Para depois não ser aprovado pelo tribunal. Está mais do que visto que é o que vai acontecer. Os pressupostos estão errados. Os rendimentos vindouros são incapazes de pagar as despesas da época, quanto mais, pagar também as dívidas antigas.

Com a entrevista que foi dada no D.N., está visto que não vão apostar no Campeonato de Portugal. Assim sendo, a Sad fecha. Não é crível que algum dos accionistas irá meter dinheiro. Nem um investidor. Mas não são uns dinheiros, terá que ser uns bons milhares, para não dizer milhões de euros na Sad. Sem falar no Clube, que tem 40% da Sad. Confuso, não é?

Se isto tivesse som, começava agora a música do “meme do caixão” que ficou famosa. Muitos memes foram feitos com essa música. Até vi alguns com o União como intérprete.

Mas, como a esperança é a última a morrer, espero que o União jogue no próximo Campeonato de Portugal.

Era tão bom.

Ainda podemos sonhar.

Podemos?

Nelson Silva