Coronavírus País

Farmácias portuguesas já realizaram perto de 70 mil testes gratuitos

Protocolo de testagem conta também com a Região Autónoma da Madeira

None
Foto Helder Santos/ASPRESS

Cerca de 180 farmácias já realizaram 69.536 testes rápidos de antigénio gratuitos, ao longo de dois meses, fruto de protocolos assinados com as autarquias de Lisboa, Odivelas, Oeiras e também com a Região Autónoma da Madeira.

Neste balanço da Associação Nacional de Farmácia são contados os testes realizados desde o dia 31 de Março, data em que avançou este programa de testagem em Lisboa.

"As farmácias demonstraram, desde o início da pandemia, disponibilidade para terem um papel activo e central na estratégia de combate à pandemia. A proximidade aos cidadãos e a relação de confiança que têm com a população que servem, aliadas ao saber técnico e científico, colocam-nas numa posição privilegiada enquanto agentes de saúde pública", explicou Duarte Santos, da direcção da Associação Nacional das Farmácias, em nota enviada à comunicação social.

"Ao permitirem que os cidadãos façam dois testes por mês sem quaisquer custos, estes protocolos servem para democratizar o acesso aos testes rápidos de antigénio e, dessa forma, permitir um retrato mais alargado da situação epidemiológica daquelas regiões e um processo de desconfinamento mais seguro para todos", esclareceu Duarte Santos.