Comunidades Madeira

D. Tolentino Mendonça celebra missa em Angola

Veja as imagens que marcam a visita do cardeal madeirense ao país da sua infância

Dom Tolentino Mendonça está em Angola para participar nas comemorações dos 50 anos de Jubileu da Diocese de Benguela, a convite do bispo local, Dom António Jaca.

O ponto alto da visita de cinco dias ao país (onde o cardeal madeirense passou os primeiros anos da sua infância) acontece este domingo, dia 20 de Junho, com a celebração de uma missa com ordenação sacerdotal de 24 novos padres.

A eucaristia estava prevista realizar-se na Catedral de Nossa Senhora de Fátima (Benguela), mas devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, optou-se por uma missa campal, que decorre no largo da ermida de Nossa Senhora dos Navegantes (também em Benguela).

O cardeal Tolentino chegou a Angola na passada, na quarta-feira (dia 16 de Junho), onde teve a oportunidade de reunir-se com familiares, de origem madeirense, que residem no país.

Na última sexta-feira, esteve também reunido com os bispos angolanos e demais entidades religiosas locais, na cerimónia de abertura do Jubileu.

Durante a sua visita, José Tolentino Mendonça tem ainda a oportunidade de visitar alguns dos locais onde viveu na infância. É o caso da cidade do Lobito, onde reside a sua família, e que o cardeal irá visitar amanhã, dando por terminada a deslocação a Angola.

O regresso a Roma está agendado para terça-feira, dia 22 de Junho.