Comunidades Madeira

Cardeal Tolentino Mendonça regressa às origens em viagem de cinco dias a Angola

None

Dom Tolentino Mendonça encontra-se hoje, dia 16 de Junho, em Luanda, onde iniciará uma visita de cinco dias ao país que marca os primeiros anos da sua infância.

O cardeal madeirense desloca-se a Angola a convite do bispo da Diocese de Benguela, Dom António Jaca.

Após a chegada à capital angolana por volta das seis da manhã, D. Tolentino deverá visitar, esta quarta-feira, a Ilha de Luanda para encontrar-se com o seu primo, seguindo depois de carro para Benguela, onde se reunirá com os restantes familiares (de origem madeirense) que residem naquela província.

Amanhã, dia 17 de Junho, já em Benguela, tem encontro marcado com os bispos angolanos e, no dia seguinte, visitará a Baía Farta, local onde morou.

No domingo (dia 20), celebrará a missa com ordenação sacerdotal de 24 novos padres, na Catedral de Nossa Senhora de Fátima (Benguela).

No último dia da sua estadia (21), D. Tolentino Mendonça irá então reencontrar a família, incluindo a sua madrinha de baptismo, que vive na cidade do Lobito, onde o cardeal também já morou.

O regresso a Roma está agendado para terça-feira, dia 22 de Junho.

Poeta, sacerdote e professor, José Tolentino Mendonça nasceu a 15 de Dezembro de 1965, em Machico, na ilha da Madeira.

Um de sete irmãos de uma família de pescadores viveu os primeiros anos de vida na cidade do Lobito, para onde o pai foi trabalhar.

Foi ordenado padre em 1990, iniciando funções na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento no Funchal, entre 1992 e 1995.

Em Lisboa, foi capelão durante cinco anos na Universidade Católica Portuguesa, esteve na paróquia de Santa Isabel e, entre 2010 e 2018, foi reitor da Capela do Rato.

Entre 2004 e 2014, Tolentino Mendonça foi o primeiro director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, então criado pela Conferência Episcopal Portuguesa, para promover o diálogo entre a Igreja e o meio cultural nacional.

Em 26 de Junho de 2018, Tolentino Mendonça foi nomeado bibliotecário e arquivista da Biblioteca e Arquivo Apostólicos da Santa Sé pelo Papa Francisco.

Em Outubro de 2019, seria nomeado Cardeal.