Coronavírus Madeira

Madeira com 13 novos casos

None

Dos 13 novos casos de infecção por SARS-CoV-2 na Região dois são casos importados (um da Região Norte e outro da Polónia) e 11 casos de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos de casos positivos.

A Madeira regista hoje mais  13 novos casos de infecção por SARS-CoV-2, segundo comunicado enviado pela Direcção Regional de Saúde, sendo que dois são casos importados (1 da Região Norte e 1 da Polónia) e 11 casos de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos de casos positivos. Investigações epidemiológicas estão em curso.

No boletim epidemiológica da Covid-19 na Região Autónoma da Madeira (RAM), há ainda a reportar 16 casos recuperados a reportar. pelo que a RAM passa agora a contabilizar 9.065 casos recuperados.

No dia de hoje há ainda a informar uma morte, pelo que até à data, são 72 os óbitos associados à Covid-19 na Madeira.

No que diz respeito aos casos activos, registam-se 263, dos quais 18 são casos importados e 245 são de transmissão local. Relativamente ao isolamento dos casos activos, a assinalar que 11 pessoas se encontram hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça (nove pessoas em Unidades Polivalentes e duas na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19) e 18 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

No total, há 70 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou ao SESARAM, EPERAM. Investigações epidemiológicas estão em curso.

Já relativamente à vigilância activa de contactos de casos positivos, 750 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

No que respeita à vigilância de viajantes, 15.980 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

O total de contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) ascende agora a 50248 chamadas e a Linha de Apoio Psicológico da Direção Regional da Saúde (291 212 399) contabiliza até a data 3563 atendimentos.

Quanto aos testes para despiste de COVID-19 realizados no Serviço de Saúde da RAM, assinala-se que:

- No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da RAM, há a reportar um total cumulativo de 208.087 colheitas para teste de RT-PCR à COVID-19, realizadas até às 15h30 de hoje.

- No total, até à data, as amostras processadas para teste de RT-PCR, no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM ascendem a 424.835.

Em termos de Testes Rápidos de Antígeno, foram realizados até a data, um total de 55.146 testes.