Mundo

Madeira recebe Mundiais de natação adaptada entre 12 e 18 de Junho de 2022

None

A Madeira vai receber os campeonatos mundiais de natação adaptada entre 12 e 18 de junho de 2022, anunciaram hoje a federação portuguesa da modalidade e a World Para Swimmming (WPS).

A competição, que será o maior evento de desporto adaptado realizado em Portugal, decorrerá no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, que até sábado está a ser palco dos Europeus de natação adaptada, competição que já tinha decorrido na Madeira em 2016.

Os Mundiais estavam inicialmente previstos para setembro deste ano, mas foram alterados para 2022, devido ao adiamento dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 para o próximo verão.

António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação, considera que "o regresso dos nadadores ao Funchal para os campeonatos mundiais é a prova da capacidade organizativa da federação, em parceria com todas as autoridades políticas e desportivas da região".

O responsável espera que "em 2022 seja possível ter as bancadas repletas de público e amantes da modalidade, a vibrar com o elevado nível competitivo".

Craig Nicholson, responsável pela WPS, elogiou o trabalho da organização dos Europeus, "especialmente numa altura tão difícil como esta, devido à pandemia de covid-19" e garantiu que "os nadadores já estão ansiosos por regressarem à Madeira para os Mundiais".

A última edição dos campeonatos mundiais de natação adaptada decorreu em 2019 e juntou em Londres 637 atletas, de 77 países.

Adiados no ano passado devido à pandemia de covid-19, os Europeus, que decorrem até sábado, contam com a presença de 380 atletas, entre os quais oito portugueses, de 47 países.