Coronavírus Madeira

Covid-19 causa mais uma morte nos Açores

Hoje foram reportados 34 novos casos de covid-19 para aquele arquipélago

Foto DR
Foto DR

Esta terça-feira, os Açores registam 34 novos casos de covid-19, todos na ilha de São Miguel. Nas últimas 24 horas há ainda a registar mais um óbito, passando a 32 no desde o início da pandemia. Há, também, 22 recuperados.

Os novos casos surgem "em contexto de transmissão comunitária", conforme fez saber a Autoridade de Saúde Regional.

Quanto ao óbito, trata-se de uma pessoa do sexo masculino, com 38 anos de idade, natural da freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo, que se encontrava internado na UCI do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. Nas últimas horas deu-se o agravamento do seu estado de saúde, "determinando o seu falecimento por sobre-infecção bacteriana".

No seu boletim diário, as autoridades dão conta de que nas últimas 24 horas  foram feitas "2.098 análises nos laboratórios de referência da região, e um teste em laboratório privado, não convencionado". 

Por concelhos, a Ribeira Grande concentra o maior número de novos casos, com 31 novos doentes, 29 dos quais detetados em Rabo de Peixe, um na Ribeira Seca e um na Conceição. No concelho de Ponta Delgada há dois novos casos, em São Roque, e no concelho de Vila Franca do Campo foi diagnosticado um novo caso, em São Pedro.

Segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, há ainda a registar uma morte, de um homem com 38 anos, natural da freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo", em São Miguel, que "se encontrava internado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, após agravamento do seu estado de saúde, determinando o seu falecimento por sobre-infeção bacteriana".

Estão cinco pessoas hospitalizadas no Hospital do Divino Espírito Santo, menos uma do que ontem. Não há ninguém com covid-19 nos cuidados intensivos.

A região conta presentemente com 246 casos positivos activos, sendo 240 em São Miguel, quatro na Terceira e dois nas Flores.

Quase 92 mil vacinas

Até à data já foram administradas 91.979 no somatório de todas as ilhas dos Açores. No Corvo, a população já foi toda vacinada com as duas doses, sendo a primeira região do País a alcançar a imunidade de grupo. 

Do total de vacinas já inoculadas, 60.703 correspondem à primeira dose e 31.276 à segunda.