Madeira

PCP alerta que mais de 28% da população da Madeira não tem médico de família

None

O PCP esteve hoje junto do Centro de Saúde da Nazaré para abordar a importância dos Cuidados de Saúde Primários. Nesta acção política o deputado Ricardo Lume alertou para o facto de mais de 28% da população da madeirense não ter médico de família.

"Ter um médico de família é muito importante pois é ele quem vai acompanhar o utente durante toda a sua vida (...) Não só corresponde a um direito fundamental, como é consensual a importância de todos os madeirenses e porto-santenses terem acesso a um médico de família".

Lume recorda que, em 2015, no primeiro programa de Governo de Miguel Albuquerque o objectivo era que, até 2019, todos os madeirenses e porto-santenses tivessem acesso ao seu médico de família.

"Lamentavelmente, em Dezembro de 2019 ainda existiam 30,3% da população da Região sem médico de família", sustenta, acrescentando que "um ano depois o número de utentes na Região sem médico de família apenas foi reduzido em 2%".

O deputado comunista dá ainda o exemplo concreto do Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas, situado na Nazaré (São Martinho), onde no início de 2021 muitos utentes tinham médico de família, mas ficaram sem esse direito pelo facto de dois dos médicos terem atingido a idade da reforma e deixado de trabalhar.

"Entretanto, o SESARAM ainda não garantiu a substituição dos referidos profissionais de saúde por outros capazes de assegurar o direito dos utentes a médico de família", apontou.

"Neste caso concreto deste Centro de Saúde, como em muitos outros nesta Região, o PCP considera que é fundamental garantir a todos os madeirenses e porto-santenses o acesso ao médico de família, assim como a garantir de consultas regulares e presenciais. Só assim estaremos a progredir no reconhecimento do direito para todos aos cuidados de saúde", concluiu.