Madeira

Sindicato pede atenção para doenças e acidentes de trabalho de ajudantes domiciliárias

Secretaria da Inclusão e Assuntos Sociais vai contratar mais 30 trabalhadoras

None

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Escritório e Serviços de Portugal, através da delegação do Funchal, pretende alertar o Governo Regional para as doenças e acidentes de trabalho associados à profissão de ajudante domiciliária.

O sindicato reuniu com a Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais e avança que estão a ser contratadas mais 30 trabalhadoras para suprir as necessidades actuais.

A reunião serviu para abordar a necessidade de criação de um seguro de saúde, uma vez que os sindicalistas indicam que "estas profissionais estão mais expostas, nomeadamente a doenças profissionais e acidentes de trabalho, que decorrem sobretudo da sobrecarga de trabalho e da falta de condições para exercer as funções".

"Realçamos que a falta de pessoal ao serviço, reflecte-se na maior sobrecarga de trabalho, que também contribui para as situações das doenças profissionais", refere através de comunicado.

No fundo, o sindicato pretende que sejam tomadas as devidas medidas para a prevenção das causas das doenças profissionais e dos acidentes laborais.

"Todas as questões colocadas foram acolhidas pela Sr.ª Secretária, que ficou de analisar, nomeadamente na contratação de mais trabalhadoras, o estudo sobre os riscos das doenças profissionais e a implementação do Seguro de Saúde", conclui o documento enviado à comunicação social.