Madeira

PS defende apoios para as empresas do Porto Santo

None

O PS Madeira alertou hoje o Governo Regional para a necessidade de apoiar as empresas do Porto Santo, para que possam fazer face às dificuldades que enfrentam, decorrentes da conjuntura pandémica.

Miguel Brito, deputado socialista, natural do Porto Santo, recordou que esta ilha se prepara para viver “uma Páscoa de confinamento e de crise económica” e lamentou a “falta de diálogo” do Executivo madeirense com os partidos políticos e com todos os parceiros sociais. “A crise económica é demasiado evidente e o Governo Regional continua a inverter as prioridades no Porto Santo”, declarou, criticando a prioridade governamental apenas no investimento público, ao invés de apoiar as pequenas e médias empresas locais, tornando-as mais competitivas.

Além disso, o facto de haver controlo assegurado à entrada da ilha, quer por via aérea, quer marítima, merecia, no entender de Miguel Brito, uma auscultação dos parceiros sociais e a elaboração de um plano de desconfinamento específico adequado à situação epidemiológica da ilha.

“Já se atingiu um ponto de saturação pessoal, social e económico, quando podíamos já ter concertado, com critérios de saúde pública, um certo alívio de medidas, por forma a gerar uma maior dinâmica local”, afirmou o socialista.

A um outro nível, o parlamentar pede a clarificação do Governo Regional sobre “qual a sua verdadeira intenção em relação à requalificação da marina do Porto Santo”, e diz que a população “precisa de saber o verdadeiro impacto económico que as requalificações recentemente anunciadas terão na vida das famílias e das empresas porto-santenses.