Madeira

JPP quer adaptar regime das famílias de acolhimento à Região

None

O Juntos Pelo Povo (JPP) quer adaptar à Região o regime de valorização das famílias de acolhimento, salvaguardando a protecção de crianças e jovens em perigo. Foi isto mesmo que o deputado Rafael Nunes afirmou esta manhã, numa conferência de imprensa realizada via skype, de acordo com  nota enviada para a redacção. 

Na Região, refere o JP,P existem cerca de “45 crianças que se encontram integradas em 22 famílias de acolhimento, segundo dados tornados públicos”. Só que o partido acrescenta que muitas mais crianças podiam beneficiar deste acolhimento familiar, "mas com condições que permitam às famílias acompanhar e salvaguardar os direitos destas crianças”.

O vice-presidente do grupo parlamentar acredita que “existem várias famílias que gostariam de se candidatar a ser família de acolhimento, de forma a poderem proporcionar um melhor bem-estar a estas crianças mas, ficam condicionadas pela falta de direitos que no Continente já se encontram em vigor há mais de um ano mas, nunca foram adaptados à Região”.

Rafael Nunes lembrou que o acolhimento familiar é sempre preferível às instituições, já que o "sentimento de família", é mais facilmente alcançado e garante "maior referência familiar e um maior sentimento de segurança e protecção”.

“Falamos em benefícios fiscais, mas também em benefícios laborais e protecção da parentalidade. Estamos a falar de famílias que actualmente não têm direito a acompanhar a criança numa simples consulta regular ao médico porque a legislação em vigor na Região não o permite, estamos a falar de família que não conseguem acompanhar as crianças em horários não escolar porque ainda não lhes é garantida essa flexibilidade", disse Rafael Nunes, acrescentando: “Acima de tudo estamos a falar em garantir que estas crianças tenham de facto uma família que as acolha e que lhes dê o amor, a protecção e o bem-estar para o seu desenvolvimento pleno e para o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, emocionais e sociais”.