Madeira

PS Câmara de Lobos contesta proibição de captura da ‘Xara

None

A concelhia de Câmara de Lobos do Partido Socialista (PS) mostra-se perplexa com a decisão da Comissão Europeia de proibir, por um período de dois anos, a captura, transporte e descarga de gata na Madeira, também conhecida como ‘xara’, ‘sapata’ ou bacalhau de Câmara de Lobos.

O PS recordou que os moldes actuais da pesca do peixe espada preta tornam muito difícil não pescar esta espécie acidentalmente.

"“Não se compreende esta decisão, até porque a discussão não é nova e julgava-se que a União Europeia teria percebido a especificidade da pesca artesanal praticada pelos pescadores de Câmara de Lobos e o facto de estes animais capturados não serem recuperados - são simplesmente atirados ao mar, mortos”, disse o presidente, Urbano Ferreira.

O socialista considera que “a proibição se torna ainda mais absurda quando abrange a possibilidade de se realizar estudos sobre a espécie”. E questiona: “como é que um Comité Científico emite um parecer que leva à interdição de estudos científicos sobre uma espécie?”.

Urbano Ferreira garante que “o PS Câmara de Lobos manter-se-á firme na luta pelos interesses da comunidade piscatória junto das entidades competentes”.

Fechar Menu