Madeira

CDS Câmara de Lobos protesta contra a proibição de captura da ‘gata’

None

“O CDS Câmara de Lobo congratula-se com as diligências realizadas pelo Governo Regional, no sentido de persuadir a União Europeia a atender ao carácter artesanal e exclusivamente acidental da captura do tubarão de profundidade, conhecido por ‘Xara’ e ‘Gata’”.

Foi desta forma que o CDS de Câmara de Lobos, o vereador da Câmara Municipal e todos os autarcas do partido com assento nos órgãos autárquicos do concelho, reagiram à notícia publicada hoje pelo DIÁRIO de que o Conselho Europeu, por recomendação da Comissão Europeia, decidiu proibir a captura desta espécie nos mares da Madeira.

O CDS diz que o pescador nada pode fazer perante o facto desta espécie morder acidentalmente o isco da espada.

Recorda que a União Europeia, apesar dos argumentos apresentados pela região, revelou-se sempre “insensível ao carácter artesanal e acidental da captura desta espécie”. Em 2015 proibiu a captura da ‘Xara’, mas levantou esta restrição um ano depois, com a condição de a Região apresentar um estudo sobre a espécie e os métodos de captura, algo que a Madeira nunca fez, alerta o Presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP Câmara de Lobos.

Amílcar Figueira diz que este problema não é de agora e alerta para o facto de a população estar “cansada dos ‘treinadores de bancada’, que apesar de saberem que a sua equipa jogou mal, quando chega ao momento da ‘flash interview’ concentram o foco do seu discurso para a outra equipa”.

Fechar Menu