Madeira

Bruxelas proíbe captura de peixe ‘Gata’

Estes são os destaques da edição impressa desta sexta-feira

None

Comissão Europeia decidiu interditar, por dois anos, a captura, transporte e descarga da ‘Xara’, também conhecida por ‘peixe gata’ ou ‘bacalhau de Câmara de Lobos’. Esta proibição contraria as expectativas do Governo Regional e prejudica o rendimento de 200 famílias. Esta é a notícia que faz manchete na edição impressa de hoje do DIÁRIO e que pode ler na página 5.

A maior mancha gráfica dá destaque ao peixe que é menos e mais caro em ano de pandemia. Na página 4 abordamos como o pescado descarregado em lota caiu 40% e os preços subiram 8% em 2020, considerado o pior dos últimos nove anos em capturas na Madeira.

Destaque para o ambiente e para o facto da Gáslink já ter reduzido emissão de 270 mil toneladas de CO2. A solução de gás natural em substituição parcial do fuelóleo tem permitido ganhos ambientais. Desde Março de 2014, mais de 10 mil contentores foram descarregados sem incidentes na Central Eléctrica da Vitória. Leia nas página 2 e 3 esta notícia e a de que a produção de energia caiu 7% no último ano.

Olhando agora a covid-19, saiba que a Vacinação na Misericórdia dá polémica. A provedora e outros dirigentes da Misericórdia de Machico foram inoculados. A queixa chega ao Governo e à Diocese do Funchal. Ainda sobre o vírus, saiba que dois polícias testaram positivo e quatro ficaram em isolamento após detenção de infectado sem máscara. Esta quinta-feira registaram-se mais 97 casos positivos. Todos estes assuntos podem ser encontrados entre as páginas 12 e 15.

Por fim, o último destaque da nossa primeira página vai para Cristiano Ronaldo, que hoje completa o seu 36.º aniversário. Na página 36, o presidente do Nacional, um dos seus primeiros clubes, acredita que Cristiano Ronaldo será “estrela de cinema”.

Tudo isto e muito mais para ler e descobrir na edição impressa do DIÁRIO. Pode ainda acompanhar-nos em dnoticias.pt ou fique a par de tudo o que se passa na sua freguesia em freguesias.dnoticias.pt. Pode também acompanhar o melhor do lifestyle em d7.dnoticias.pt. Nas nossas redes sociais a informação é sempre actualizada. Acompanhe ainda a emissão da TSF-Madeira, sintonizando 100 FM.

Tenha uma boa sexta-feira e aproveite o fim-de-semana com o DIÁRIO de Notícias da Madeira.

Fechar Menu